Você está visualizando atualmente As 10 competências da BNCC

As 10 competências da BNCC

Dentro do contexto da BNCC encontramos alguns caminhos criados que devem ser seguidos, auxiliando os profissionais da área da educação. Um grande exemplo disso, são as 10 competências da BNCC, que foram construídas para ajudar na transmissão do conhecimento, tendo o aluno como a peça principal, o protagonista de todos os processos de aprendizagem.

Essas competências servem de apoio para gestores e educadores compreenderem o que é necessário para auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. E dentro disso, se envolve diversos aspectos – como o intelectual, emocional e o convívio em sociedade – ajudando na formação de uma vida adulta ativa e bem construída.

O intuito da BNCC com foco na educação infantil, é fazer com que os educadores ajudem os alunos a se desenvolverem, mostrando que eles são totalmente aptos a resolverem os problemas que surgem com o dia a dia, ajudando na formação de adultos bem resolvidos intelectualmente e emocionalmente, pois é na primeira infância onde se cria um bom alicerce.

 

Faça sua inscrição e participe da: Maratona BNCC – 100% online e gratuito

 

Tudo isso, é claro, com uma linguagem adequada, estando de acordo com cada faixa etária. Quer entender melhor? Vamos lá.

 

QUAL O CONCEITO DAS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC?

Podemos resumir em dois principais conceitos. E são eles:

 

  • O conteúdo repassado que irá definir o cidadão em um todo;

Sendo um conjunto de conhecimento e habilidades unificadas, trabalhando todas as competências juntas, fazendo com o que os educadores possam criar um amplo repertório educacional. É o método de ensino que foi escolhido para ser abordado e repassado aos alunos.

 

  • Um conjunto de conteúdos que irão nortear a educação que queremos repassar;

Com foco na qualidade de ensino, pois é necessário ter em mente que, é a função do educador nortear a direção para onde se leva o aluno. Para que se torne um cidadão de bem, é preciso aprender a lidar e respeitar as diferenças sociais e culturais da sociedade, através de valores bem construídos. Ou seja, o professor pode auxiliar e trabalhar todos esses aspectos junto do aluno. Pensando que a criança deve ser moldada desde a infância, para que possa alcançar bons frutos futuramente.

 

QUAIS SÃO AS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC?

1 – Conhecimento

Mostrar e ensinar a valorização de diversos aspectos do nosso mundo, utilizando conhecimentos já construídos sobre o mundo físico, social e digital, auxiliando no desenvolvimento de cada aluno.

 

2 – Pensamento científico, crítico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento crítico, científico e a criatividade de cada criança.

 

3 – Senso estético e repertório cultural

Ensinar a valorização e mostrar o amplo repertório cultural que possuímos, aguçando as diversas manifestações artísticas e culturais.

 

4 – Comunicação

Utilizar e mostrar diferentes formas de linguagens. Como a verbal, corporal, visual, sonora e digital – bem como – conhecimentos das linguagens artísticas, matemáticas e científicas, com o intuito de aprender e desenvolver em conjunto.

 

5 – Cultura digital

Ensinar a compreensão e entendimento das diversas tecnologias que possuímos. Apresentando e informando sobre a comunicação e suas diversas formas, como a crítica, a significativa, reflexiva e ética.

 

6 – Trabalho e projeto de vida

É importante que a criança entenda desde cedo sobre o mundo profissional. Entendendo sobre o trabalho e suas diversas possibilidades, auxiliando na construção de projetos de vida, seja pessoal, profissional e social.

 

7 – Argumentação

Ensinar que para expor nossas próprias ideias é preciso aprender a usar a argumentação, sempre com base em fatos, dados e informações confiáveis.

 

8 – Autoconhecimento e autocuidado

Ensinar a criança a se conhecer e incentivar o amor próprio, aceitando seus aspectos físicos e emocionais, também reconhecendo suas próprias emoções e frustrações, bem como as dos outros, além de ter autocrítica.

 

9 – Empatia e cooperação

Um dos pilares mais importantes para a formação de um cidadão de bem. Ensinar a exercitar a empatia, o diálogo com todos os que fazem parte do seu círculo social, também mostrar que é possível a resolução de conflitos, desenvolvendo o senso de cooperação.

 

10 – Autonomia e responsabilidade

Esta competência é sem dúvida uma das mais importantes a ser desenvolvida. É muito importante que a criança aprenda a agir de diversas formas. Seja pessoal com suas próprias emoções, e coletivamente, sempre com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

 

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre cada competência, vamos mostrar onde elas devem ser trabalhadas e qual o principal intuito.

 

COMO APLICAR AS COMPETÊNCIAS?

As 10 competências devem ser trabalhadas junto aos 5 campos de experiências, clique aqui e saiba mais sobre esse assunto, e podem ser aplicadas em qualquer momento oportuno, trabalhando de diversas formas no ano letivo. Seja em atividades cognitivas – ou em alguma atividade mais informal – como rodas de conversa e de leitura, ou até mesmo em momentos de recreação. Tudo pode ser aplicado no dia a dia e inserido no cronograma e currículo escolar. 

 

As 10 competências foram criadas para:

  • Desenvolver o conhecimento geral;
  • Desenvolver a atitudes, habilidades e valores;
  • Resolver situações da vida cotidiana;
  • E desenvolver o senso de cidadania e também se desenvolver profissionalmente no futuro.

 

Lembrando que elas devem ser trabalhadas de forma simultânea em qualquer localidade. Ou seja, devem ser aplicadas igualmente, de acordo com a faixa etária da criança, em qualquer canto do país. Não interferindo e prejudicando o desenvolvimento de cada um, trabalhando com igualdade para todas as crianças, independente de sua classe social. Tudo em conjunto com os 6 direitos da criança, entenda mais sobre o assunto clicando aqui.

 

Conseguiu entender sobre as 10 competências da BNCC e seus principais conceitos?

Se gostou do nosso artigo, comente aqui embaixo e nos siga nas redes sociais para sempre receber mais conteúdo.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário