Ao longo dessa série de artigos criados onde o assunto principal são as normas da BNCC, é possível perceber que existem diversos aspectos, temas e regras que formam o conceito completo do que é de fato a BNCC. Um se conecta ao outro, sendo necessário um amplo entendimento e estudo, para que seja colocado em prática todas essas normas, e neste artigo, o foco é conhecer um pouco mais sobre os 5 Campos de Experiências.
Em resumo, os 5 Campos de Experiências para a Educação Infantil, informam quais são as experiências fundamentais dentro de uma determinada faixa etária, para que a criança aprenda e se desenvolva. Esses Campos, possuem como foco de aprendizado, desenvolver noções sobre diversos assuntos do mundo ao seu redor, habilidades individuais e em grupo, atitudes, valores e respeito a si e ao próximo.
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ENTENDENDO SOBRE OS 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Como já mencionado, os 5 Campos de Experiências na Educação Infantil, possui o foco no desenvolvimento cognitivo e emocional, conforme a criança cresce. A idade trabalhada dentro desse conceito, vai de 0 a 5 anos – separadas por 3 faixas etárias diferentes – os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. E quais são eles?
- O – O eu, o outro e o nós.
- ET – Corpo, gestos e movimentos.
- EF – Traços, sons, cores e formas.
- TS – Escuta, fala pensamento e imaginação.
- CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A forma a ser trabalhada e os objetivos são diferente de acordo com a idade, mas todas em comum, buscam garantir os direitos de aprendizagem, e a melhor experiência dentro do ambiente escolar. A proposta da BNCC, visa alcançar alguns objetivos de desenvolvimento da criança, através dos 5 Campos de Experiência, e alguns deles são:
- Melhor organização no conteúdo a ser ensinado;
- Objetivos de aprendizado definidos dentro daquele determinado período;
- Promover diversas experiências vivenciadas pelas próprias crianças;
- Desenvolver o senso de autonomia no aluno;
- Promover conhecimento relevante e diversificado;
- Garantir que o conteúdo ensinado seja universal, ou seja, que todas as crianças tenham o mesmo nível de aprendizado.
QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS?
Os campos de experiências, juntos, constituem um arranjo curricular que acolhe as
situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e de seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
A definição e a denominação dos Campos de Experiências também se baseiam no que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.
COMO A BNCC QUER QUE SEJAM TRABALHADOS OS 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA?
Para colocar em prática os 5 Campos de Experiências, é importante ressaltar que devem ser trabalhados em conjunto com os Códigos Alfanuméricos (leia sobre esse assunto aqui), de acordo com cada faixa etária. Em suma, todos os aspectos e normas da BNCC devem ser trabalhados de forma conjunta, ampliando o campo de aprendizado do aluno.
1 – EO = O eu, o outro e o nós.
Objetivo: Trabalhar a identidade da criança, autonomia, o auto cuidado, respeito e conhecer as diferenças dos outros.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI02EO02)
Exemplo: Atividades que proponham perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02EO03)
Exemplo: Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EO01)
Exemplo: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
2- ET = Corpo, gestos e movimentos.
Objetivo: Trabalhar e ampliar seus movimentos, descobertas em utilizar espaços com o próprio corpo.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01CG02)
Exemplo: Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiadores.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02CG02)
Exemplo: Deslocar seu corpo no espaço orientando-se por noções como em frente, atrás, alto, embaixo, dentro, fora – tudo isso – ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG04)
Exemplo: Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e
aparência.
3 – EF = Traços, sons, cores e formas.
Objetivo: Trabalhar diversas formas de expressões, diferentes experiências artísticas e diferentes materiais.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01TS03)
Exemplo: Conhecer diferentes fontes sonoras com materiais para acompanhar brincadeiras
cantadas, explorando canções, músicas e melodias.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02TS02)
Exemplo: Utilizar materiais variados para manipulação (argila, massa de modelar), explorar cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)
Exemplo: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
4 – TS = Escuta, fala pensamento e imaginação.
Objetivo: Ouvir leituras de diferentes gêneros literários, desenvolver o gosto pela leitura, estimular a imaginação, ampliar o vocabulário. Aprender que através de sua oralidade, é possível compreender a representação escrita.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01EF01)
Exemplo: Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02EF01)
Exemplo: Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades,
sentimentos e opiniões.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EF05)
Exemplo: Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como apoio para reescrever.
5 – CG = Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivo: Explorar a curiosidade, noções matemáticas, noções de perto e longe, junto às atividades lúdicas e jogos.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01ET01)
Exemplo: Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02ET06)
Exemplo: Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)
Exemplo: Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
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OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES DA BNCC E SUAS NORMAS
Agora que você entendeu um pouco melhor sobre cada Campo de Experiência e exemplos de como devem ser aplicados de acordo com a faixa etária, há outros aspectos importantes a serem entendidos sobre a BNCC, dentre eles deve-se ressaltar:
- Os 6 Direitos, as 10 Competências e os 5 campos de experiências andam juntos.
- Os 5 Campos de Experiências não podem ser divididos para serem trabalhados ao longo do ano, mês ou dia. Eles não devem ser trabalhados um por vez, sempre em conjunto.
- Os Campos de Experiências devem ser utilizados conforme as atividades vivenciadas pelas crianças, e em cada uma delas, devem ser utilizados mais de um.
- Os 6 Direitos da Aprendizagem, devem estar inseridos em todas as vivências e experiências propostas no âmbito escolar.
- As 10 Competências não precisam ser trabalhadas todas de uma só vez.
Com tudo, é importante ressaltar, que todo esse conjunto de normas da BNCC, não precisam ter uma única fórmula, não precisam ser “ engessadas “. Podem ser desenvolvidas e trabalhadas juntamente com a criação das atividades propostas, colocadas no dia a dia dos alunos, de maneira natural, onde se aprende e brinca ao mesmo tempo.
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