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Adaptação Escolar na Educação Infantil: Dicas Essenciais para ajudar nessa etapa

Se tudo o que é novo gera insegurança, seja em qualquer idade, em crianças na fase da Educação Infantil, esse processo é ainda mais difícil. Nessa fase, as crianças estão saindo totalmente de sua área de vivência e de conhecimento que adquiriram até ali, ainda só conhecem o ambiente familiar, assim como os seus contatos sociais, que são limitados. 

De repente, se deparam com uma mudança radical em suas rotinas, tendo que conviver em um ambiente estranho, e precisam participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e crianças, que, inicialmente, não conhecem e não possuem nenhum tipo de vínculo.

Antes de mais nada, na adaptação do aluno, o professor precisa ter empatia, tanto com o aluno novo que está chegando e se inserindo naquele novo ambiente, tanto com os pais, ainda mais na Educação Infantil, onde a criança ainda é pequena, e muito provavelmente é a sua primeira experiência com aquele ambiente. 

 

DICAS PARA MELHORAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A adaptação é um processo de transição, onde a criança vai se habituando à uma nova rotina, longe dos familiares, criando seus primeiros traços de individualidade e independência. No decorrer do tempo, a criança vai criando um vínculo com os professores, seus novos amigos e com as suas novas atividades, sentindo-se cada vez mais segura.

Mas até a chegada desse momento, o educador precisa seguir alguns passos, para que a experiência daquele aluno, seja a melhor possível. O educador precisa demonstrar que está do lado da criança, e precisa identificar qualquer tipo de problema, contando com o apoio da família. 

Sendo assim, separamos algumas situações que podem ocorrer, juntamente com ações que podem ser implementadas, amenizando possíveis dificuldades e problemas:

 

  • Planejar o período de adaptação:

Antes de mais nada, é importante que o professor converse com os responsáveis da criança, a fim de conhecê-la, criando uma ficha com informações detalhadas sobre ela. Pode ser questionado os gostos, brincadeiras preferidas, medos, traços de sua personalidade, informações sobre cuidados especiais de saúde e alimentação. Com isso tudo, é possível ter uma noção de como recepcionar e lidar com aquela criança.

 

  • Como recepcionar o aluno:

O educador deve demonstrar interesse em saber como a criança está – mesmo que ela esteja no colo dos pais – criando um senso de aproximação e transmitindo segurança, mas sem forçar nada, tudo com tranquilidade.

Para que a criança estabeleça um primeiro vínculo e comece a se identificar com o ambiente, o ideal é que seja recebida sempre pela mesma pessoa. No entanto, é preciso criar a consciência de que a escola é um ambiente coletivo, e aos poucos, inserir os outros professores, funcionários e coleguinhas de turma.

 

  • Como deve ser a relação dos pais nesse período

A presença dos pais nesse período, sem dúvida é essencial. Pois a integração entre família e escola deve acontecer desde o começo. É importante que alguém da família acompanhe a criança, durante os primeiros dias, para que a adaptação não seja tão rigorosa e sofrida para ela. Cabe a escola, junto do professor e dos pais, definirem quantos dias isso será necessário. 

 

  • Como agir se a criança chorar, pedindo pelos pais

O ideal é que o professor conforte a criança e converse sobre o reencontro com os pais, explicando esse processo e o motivo pelo qual está ali. Além de demonstrar interesse e empatia pela sua dor, demonstrando afeto, e também oferecendo atividades atrativas, chamando a sua atenção.

 

  • Atividades indicadas para o período de adaptação

Aqui, é a hora de pôr em prática os dados recolhidos através de conversas com os pais. O educador, pode planejar as atividades de acordo com a faixa etária e com o que criança gosta de fazer, podendo ser simples, o importante é que não seja muito diferente do que faz parte da rotina e do dia a dia do ano letivo. 

 

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Além dessas dicas, é essencial ressaltar alguns outros pontos, como:

  • O professor deve orientar e tranquilizar os familiares;
  • Ser o mais transparente possível com os pais, sobre como é a rotina escolar e como é feita a adaptação;
  • É importante que a criança se despeça dos familiares, entendendo que precisa ficar naquele ambiente, mas que no horário da saída, seus pais irão vir buscá-la;
  • Informar aos pais que eles devem orientar e preparar a criança, antes de ir a escola; 

 

Em suma, essas são algumas orientações para serem colocadas e trabalhadas em conjunto, entre escola, professor e família. Sabemos que isso é só uma fase, e que logo a criança estará adaptada.

É importante ressaltar que, não existe um tempo determinado para a total adaptação do aluno. Mas em termos gerais, todo esse processo inicial de adaptação, pode durar entre uma ou duas semanas, dependendo da personalidade e do jeito que a criança e sua família se comportam e lidam com essa situação. Mas o essencial é trabalhar em equipe, entre escola e familiares, fazendo com que a criança lide com tudo isso da melhor forma possível.

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