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Como manter o vínculo entre professor e aluno durante a pandemia

Estamos vivenciando uma experiência inédita, fomos impostos a mudar tudo o que estávamos acostumados, tudo por conta da pandemia. Essa nova realidade mudou a rotina de todos, que já estavam acostumados a seguir a muito tempo um mesmo padrão de horários, de trabalho, de lazer e em tudo o que fazia parte do nosso dia a dia.

Com a pandemia, fomos obrigados a tomar novas medidas, a adaptar as coisas, e na Educação Infantil, não seria diferente. A rotina dos professores, pais e alunos mudou por completo. O educador, teve que se adequar rapidamente ao ensino remoto, a usar novas tecnologias, a gravar aulas, e os pais tiveram que aprender a lidar com a rotina de trabalho e ainda ajudar os filhos em suas aulas e tarefas escolares.

Na atual situação, o contato com os familiares é essencial para os professores e a escola, pois é muito importante contar com o apoio dos pais, para que as crianças sigam realizando suas tarefas em casa, para que assim, o ensino e o desenvolvimento não sejam interrompidos.

Assim como os adultos, as crianças também sofreram com as mudanças e os impactos causados pela pandemia, gerando estresse, pois para as crianças – especialmente as que se encontram na primeira infância – é mais difícil compreender essa situação e o motivo pelo qual não podem sair de casa, nem ir para escola ver seu professor e seus coleguinhas de turma.

 

PANDEMIA X ALUNO: O PAPEL DO EDUCADOR NESTE CENÁRIO

 

  • Comunicação com os familiares

Diante dessa situação, o ideal a se fazer, é manter o contato e aproximação com o aluno e a família. É importante ressaltar que, não é só entregar atividades, pois, os pais também precisam de orientação, já que estão ficando com seus filhos em tempo integral e sendo responsáveis por suas tarefas escolares.

É preciso manter uma boa comunicação com a família, para que amenize os impactos na criança, e que o seu desenvolvimento, não seja comprometido. A comunicação do educador com os pais deve ser sempre para orientar, dar sugestões, tirar dúvidas, e o mais importante, o cronograma deve ter os objetivos de aprendizagem definidos, assim como na escola.

Também é necessário informar aos pais, a importância da realização das atividades, das brincadeiras, do lado lúdico, que é tão importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. É preferível enviar vídeos, do que apenas textos ou apresentações com orientações. Pois assim, deixa tudo mais interativo, deixando o aluno mais próximo.

 

  • Apoio aos familiares e alunos

É importante deixar claro aos familiares, que a escola e o educador, estará sempre presente, apoiando e prestando suporte ao que for necessário. Oriente os pais sobre como conduzir as atividades, e ressalte a importância de seguir com a rotina, que é essencial para a criança e o seu aprendizado.

Converse e mostre interesse aos pais e ao aluno, pergunte sobre suas dificuldades, e dê apoio emocional – se necessário e se a escola possuir – conte com o apoio do psicólogo da unidade escolar, marque conversas remotas. Tudo é bem vindo para aliviar o estresse e lidar melhor com a situação.

 

  • Manter a rotina de atividades

Assim como na escola, em casa também é essencial estabelecer uma rotina de atividades que estruture o dia a dia das crianças e que permita o fortalecimento dos laços familiares, e que mantenha o vínculo com a escola. Nesse momento, a diversidade de atividades é importante, vale usar leitura, desenhos, jogos, brincadeiras e vídeos aulas. 

 

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  • Retorno sobre as atividades

Além de manter a rotina de aulas e atividades, o educador deve estar sempre ciente de como está o desempenho de cada aluno – por isso, voltamos ao assunto da importância de manter o vínculo entre o educador e a família. 

É preciso encontrar um meio ideal para que a família possa se comunicar com a escola e o educador. Pode ser através de aplicativos, e-mail, chamada de vídeo ou o que for melhor e definido em conjunto. A família deve ser orientada a dar retorno de como foi o desempenho da criança quanto aquela determinada atividade.

E mais ainda, os pais podem enviar vídeos e fotos aos professores, mostrando um pouco da rotina, e tudo o que estão fazendo e aprendendo em casa. O professor pode ainda, realizar questionários e enquetes, para conseguir um feedback mais preciso, do que está bom e o que pode ser melhorado em relação às aulas.

 

  • Comunicação com os alunos

Assim como é necessário manter a comunicação com os pais, os educadores devem manter constante a ligação com seus alunos. Neste momento, a criança necessita de atenção, portanto, é preciso estabelecer um contato próximo, que pode ser estabelecido entre os familiares. 

Também é importante que o educador, elogie a criança, reconheça seus avanços e seus esforços, e orientar a família o que pode ser melhorado, sendo fundamental para manter o vínculo e contribuir para o desenvolvimento positivo da criança.

O ideal é ter em mente que esse é um momento delicado e incerto, mas é necessário manter a comunicação e a união entre escola, educador e família, que devem encontrar soluções para manter o bem estar e o desenvolvimento dos alunos.

E você educador, o que está fazendo para manter a comunicação com seus alunos? Conte nos comentários e nos siga para mais conteúdo.

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