Você está visualizando atualmente Datas comemorativas na Educação Infantil: Como melhorar e inovar?

Datas comemorativas na Educação Infantil: Como melhorar e inovar?

Como trabalhar datas comemorativas com as crianças?

Na Educação Infantil é muito comum realizar pequenos eventos e atividades relacionadas às datas comemorativas. Mas, com o decorrer dos anos, pouca coisa mudou, muitas escolas ainda fazem comemorações de uma forma monótona e desatualizada, e não deveria ser assim, pois as gerações e a sociedade mudam, e consequentemente, as crianças também.

Em muitas escolas, comemorar essas datas se tornou algo mecânico, sempre com o mesmo padrão, e com as mesmas atividades. Geralmente, o jeito mais comum é dar aos alunos um desenho referente a data comemorativa para colorir, e não há nada de errado em colorir um desenho, mas os educadores poderiam fazer algo a mais. 

E o que poderia ser feito? Uma maneira bem simples e educativa, é debater com os alunos sobre aquele tema, ir mais a fundo, ensinar a origem daquela data, daquele personagem – com uma linguagem de fácil entendimento para as crianças – se tornando um momento muito mais bem aproveitado e educativo ao mesmo tempo. 

Pois as datas comemorativas servem para ajudar o professor a desenvolver na sala de aula questões históricas, religiosas, questões de respeito, de diversidade e reflexão.

 

COMO É POSSÍVEL MUDAR E MELHORAR A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM AS DATAS COMEMORATIVAS?

Como dito, é claro que podem ser realizadas atividades de pintura e de arte com sucata, por exemplo, mas o que queremos dizer, é que o ideal é que não seja apenas isso. Vamos tomar como exemplo o dia do índio. É muito comum que no dia do índio os alunos façam um cocar com penas e pintem o rosto com tinta, mas será que só isso é enaltecer o índio e sua cultura?

Os índios estão no país há muito tempo, muito mais tempo que nós, possuem uma cultura bastante ampla e rica, e pouco sabemos sobre eles – consequentemente – é passada pouca informação sobre eles para as próximas gerações. Será que enaltecer a cultura indígena é só fazer um cocar de penas? 

Com o decorrer dos anos, muitas tribos indígenas também evoluíram, então é válido repassar para as crianças a história, contar a importância delas em relação a nossa cultura e nosso país. É válido contar sobre diversos costumes que herdamos graças aos índios, falar sobre comidas típicas, e muito mais. É importante quebrar estereótipos, pois muitos ainda pensam as mesmas coisas sobre os índios.

Cabe a nós, educadores, mostrar e ensinar as crianças a importância da igualdade, de conviver e respeitar todas as culturas, religiões, raças e costumes. Assim como o exemplo do dia do índio, vale realizar atividades mais elaboradas em outras datas comemorativas também, como o dia do livro, o dia do meio ambiente e por aí vai. Sempre com o intuito de ensinar valores e o respeito ao próximo e em tudo que engloba a nossa sociedade.

 

Leia também: Aulas online: 6 dicas de atividades simples para Educação Infantil

 

Comemorações em datas familiares

Esse é outro ponto bastante importante, pois é muito comum comemorar o dia das mães e dos pais, mas sabemos que muitas crianças não possuem uma família ” completa ” ou unida. Existem muitas mães e pais solteiros que criam seus filhos sozinhos, ou até casos em que os avós criam os seus netos. E esse tipo de comemoração específica, pode ser bastante frustrante para as crianças. 

Por isso, é dever da escola e do educador, conhecer bem cada aluno e sua família, procurar entender melhor como é o ambiente que ela está inserida – e é comum em muitos casos, alunos não terem alguns familiares – então, porque não promover o dia da família?

Dessa forma, todos podem ser inseridos na comemoração, se tornando muito mais satisfatório e prazeroso, tanto para os familiares, quanto para as crianças, que irão se sentir muito mais inclusas. 

Abaixo disponibilizamos algumas das datas mais comemoradas e conhecidas pela Educação Infantil

Janeiro

– Volta às aulas – (sem dia específico), na semana do retorno das aulas, geralmente, fazem dinâmicas, integração e recreação, acompanhadas de lembrancinhas para levarem para casa.

 

Fevereiro

– Carnaval.

 

Março

-Dia da Escola

-Dia internacional da mulher

-Dia da água

-Dia do circo

-Dia da Poesia

 

Abril

-Dia do livro

-Páscoa

-Dia do índio

-Dia de Tiradentes

-Dia do descobrimento do Brasil

 

Maio

-Dia das mães ou dia da família*

-Dia do trabalho

 

Junho

-Festa Junina

-Dia do meio ambiente

 

Julho

-Férias

 

Agosto

-Dia do Folclore

-Dia dos pais ou dia da família*

-Dia do Estudante

 

Setembro

-Dia do trânsito

-Chegada da Primavera

-Dia da independência do Brasil

 

Outubro

-Dia das crianças

-Dia das Bruxas

 

Novembro

-Dia da Consciência Negra

-Dia da Proclamação da República

 

Dezembro

-Festinha de despedida

-Formatura

-Natal

 

É importante que as escolas e os educadores mudem e atualizem suas visões. Afinal é dever da escola e da família formar seres ativos, conscientes, pesquisadores, autônomos, críticos e reflexivos, e para isso, a forma monótona de sempre não é a mais indicada para promover isso às crianças. É preciso explorar as diversas formas de ensino, ampliar a visão e a criatividade, ajudando a criar futuros adultos mais conscientes.

 

Gostou do artigo? Leia este também: Dicas de atividades criativas para ajudar no desenvolvimento na Educação Infantil

Compartilhe:

Este post tem um comentário

  1. Gabriela

    Ótimas dicas. Parabéns Inicial Educacional

Deixe um comentário