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Por que a Educação Infantil é importante?

Sabemos que a primeira infância é considerado o período de zero até os seis anos de idade, e muito além do crescimento biológico, e fatores físicos, a criança ao longo do tempo vai desenvolvendo sua coordenação motora e sua capacidade cognitiva, adquirindo capacidades de aprendizado – além de fatores sociais com o convívio com outras pessoas –  questões de afetividade que serão levadas ao longo de toda sua vida. 

Mas se não bem vistas e trabalhadas, nesse mesmo período, existem muitos fatores que podem impedir esse mesmo desenvolvimento, trazendo consequências, como, problemas emocionais e psicológicos, falta de confiança e interesse, dificuldade de aprendizado, e indo além, acarretando no aumento da desigualdade social.

Por tanto, no âmbito da Educação Infantil, é imprescindível ter em mente que toda criança tem um grande potencial, e isso deve ser constantemente trabalhado. E ao mesmo tempo, sabe-se que a criança depende muito do ambiente e das interações ao seu redor.  E a responsabilidade de seu potencial, depende do apoio que ela encontrará no seu caminho, concluindo que, a criança precisa do apoio da família e da escola. 

 

O PAPEL DO EDUCADOR EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA

Nesse contexto é importante que o Educador sempre tenha em mente que a criança precisa de atenção e cuidados, trabalhando diariamente para o seu desenvolvimento, com o apoio da escola e de um bom cronograma e de uma rotina escolar, totalmente voltada aos alunos. Na fase da Educação Infantil, a criança precisa aprender a todo o tempo, mesmo em momentos de recreação e brincadeiras, a criança pode aprender algo, e por isso, o educador sempre deve estar atento. 

 

Leia mais: A importância da Educação Infantil e o aluno como o protagonista

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Mas além do educador, esse papel deve ser feito em conjunto com a família de cada aluno. Ampliando ainda mais o seu nível de aprendizado e conhecimento, pois no ambiente familiar, a criança deve ser vista da mesma forma, e que a todo momento pode ser oportuno para estimular e desenvolver.

É importante que a sociedade, no geral, enxergue a criança como um indivíduo assim como qualquer outro, que tem seus direitos e que aprenda sobre seus deveres. E o papel da escola e do educador, é fazer com que isso se torne cada vez mais efetivo. 

A Educação Infantil é a fase onde a criança precisa vivenciar diversas experiências. É importante que tenha contato com livros, conviver e aprender a respeitar a natureza, descobrir sobre o próprio corpo, o espaço e a sociedade, promovendo a autonomia. É preciso quebrar conceitos e ideias antigas, em que, a Educação infantil é apenas um espaço para que a criança “ passe o tempo “ e só brinque e se distraia, pois com certeza é muito mais que isso.

A criança considera o adulto como um espelho, então todos são responsáveis por isso, e quanto mais cedo houver parceria entre a escola e a família, melhor será.

EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE APOIAR A PRIMEIRA INFÂNCIA

Segundo diversos estudiosos da área infantil, crianças que convivem em um ambiente saudável e que se trabalha o desenvolvimento integral, logo em seus primeiros anos de vida, já podem apresentar mais facilidade em se adaptarem a diversos ambientes, bem como, possuem maior facilidade em se comunicar e se expressar, adquirindo novos conhecimentos de maneira muito mais benéfica, o que contribui para obter um bom desempenho escolar e social.

Mas isso, é claro, não começa só quando a criança já está na fase escolar, começa muito antes, pois em todo o momento, a criança já observa e interage com o mundo ao seu redor. E a influência de adultos, causa grande impacto em sua formação social, afetiva e intelectual.

Existem alguns estudos que comprovam que o bom investimento logo na primeira infância pode ser determinante. A qualidade do ensino logo nos seis primeiros anos de vida traz inúmeros benefícios, alguns como:

 

  • Capacidade cognitiva aumentada e acelerada, absorvendo conhecimentos muito mais fácil;
  • A estimulação de comportamentos sociais saudáveis e responsáveis podem diminuir problemas mentais e físicos;
  • Pode ser uma fase crucial para o aumento do QI (Quociente de Inteligência);
  • E pode melhorar a perspectiva de futuro (trazendo diferenças de até 25% no rendimento na vida adulta).

 

Dessa forma, se bem trabalhado entre os familiares, a escola e o educador, será um caminho mais fácil, para que a construção do caráter dos alunos possam ser mais positivos, ajudando aos poucos, na construção de uma sociedade mais bem construída. É fundamental que os adultos apoiem a Educação Infantil, e a vejam como uma ponte que leva ao desenvolvimento e crescimento saudável.

 

AVANÇOS POSITIVOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INFANTIL

Atualmente, já podemos encontrar avanços positivos em relação ao que consideram da Educação Infantil e de sua importância. Como prova disso, temos a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), homologada pelo MEC (Ministério da Educação) em 2017, que determina que a Educação Infantil deve assegurar 6 direitos de aprendizagem, além de outras normas e diretrizes que devem ser seguidas, para ajudar no desenvolvimento a todas as crianças do país, trabalhando de uma forma com mais igualdade.

 

“Pela primeira vez, temos um documento que traz de forma bastante clara quais são os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem para todas as crianças brasileiras. Isso já é um ganho para a educação infantil como área porque orienta o que deve ser feito em torno das pré-escolas e creches”, aponta a Beatriz Abuchaim, gerente de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que atua na promoção do desenvolvimento da primeira infância no país.

 

E com isso, é possível perceber os avanços, onde estão começando a conseguir enxergar a importância de uma boa base de conhecimento em educação, que deve começar logo nos primeiros anos de vida da criança, ajudando no conhecimento e na formação de futuros cidadãos mais bem resolvidos. 

 

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