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O aluno como protagonista na Educação Infantil

A Educação Infantil evoluiu e é sem dúvidas, uma etapa muito importante. O ensino e o ambiente escolar, assim como diversos outros temas e aspectos, evoluíram conforme o passar do tempo, com novas gerações, novos comportamentos, ideias e novas tecnologias, que contribuíram para essas mudanças.

Durante muitos anos, os métodos de ensino eram monótonos, tendo como principal pensamento pela escola e por parte dos professores, que, os alunos, deveriam apenas prestar atenção nas aulas e nas explicações, em silêncio. 

Claro que, esse método, foi eficaz durante bastante tempo, devido a outros fatores externos, como a própria época, a visão dos pais e familiares, bem como, o próprio meio social, tudo, contribuía para esse tipo de pensamento, e houveram diversas gerações que pensavam e agiam dessa forma.

Mas, com o passar do tempo, a evolução mental e social, a vinda de novas tecnologias, os pensamentos, metodologias e costumes mudaram. Novas formas de ensino foram necessárias de acordo com o comportamento atual das crianças, que são muito mais ativas e dinâmicas, que precisam de algo que chamem sua atenção, pois uma das principais características dessa geração, é a rápida dispersão.

 

O ALUNO COMO PROTAGONISTA: ENTENDENDO MELHOR O ASSUNTO

Sabemos que ao longo dos anos, como tratar, se portar com o aluno e o ensino precisou ir se adaptando. Conforme o passar do tempo, foram elaboradas leis voltadas para a área de educação, e a mais recente, que precisa ser aplicada, são as normas da BNCC (leia mais aqui), bem como, a exploração dos direitos das crianças e os campos de experiências

Nos dias atuais, sabemos que a Educação Infantil precisa ser levada a sério, precisa cada vez mais ganhar o seu espaço, principalmente após as normas redigidas pelas BNCC. É preciso entender que o aluno não tem que apenas ouvir, ele precisa participar da aula, ser protagonista, ele precisa de atividades dinâmicas, que visam aprender em um todo, melhorando todos os seus sentidos, sejam cognitivos e sociais. 

Pais e professores podem e devem auxiliar a criança a expressar seus sentimentos, seja qual for. É necessário criar oportunidades para que sejam identificados e entendidos, explicando que aquele sentimento possui um nome, quebrando barreiras impostas, assim, possibilitando um processo de amadurecimento mais efetivo.

 

A IMPORTÂNCIA DA CRIANÇA EM SE EXPRESSAR

O aluno da Educação Infantil, não tem apenas que entender o que condiz com atividades conforme sua idade, é preciso inseri-lo a realidade, ajudando a lidar com suas emoções e frustrações. É preciso que a criança entenda desde cedo que é comum surgir problemas ao longo do seu caminho, mas que eles têm resolução, e o mais importante, poder contar com o apoio da família e da escola para resolvê-los.

A criança precisa se sentir livre e a vontade para expor seus problemas, suas ideias e emoções. Ela precisa ter um espaço para que possa evoluir, ser ela mesma, tendo liberdade total de aprendizado e expressão.

É importante promover atividades, onde é preciso ter a colaboração dos alunos, fazendo com que eles se sintam úteis. É importante que a criança veja que sua opinião tem relevância, criando um ambiente em que ela se sinta à vontade, expondo seus sentimentos. Mostre ao seu aluno, que você está do lado dele, que pode contar com o seu apoio sempre. 

 

Leia mais sobre: Educador x aluno: A grande importância desse vínculo na Educação Infantil

 

As crianças precisam de um espaço para se expressar, é necessário levar em conta seus sentimentos, que muitas vezes são sérios e precisam ser ouvidos, assim, diminuindo problemas com frustrações e que elas não se reprimam, colaborando para o desenvolvimento de futuros adultos bem resolvidos.

Com tudo isso, queremos repassar a importância do aluno ser protagonista, seja em sala de aula, e em sua própria vida. Os sentimentos, emoções e frustrações das crianças devem ser levados a sério, pois dessa forma, ajudamos no desenvolvimento, e a lidar melhor com cada um deles, minimizando problemas psicológicos. 

E se for necessário, que tenha ajuda médica, trabalhando desde cedo para melhorar o comportamento e as emoções da criança, fazendo com que se tornem adultos mais resolvidos emocionalmente e menos frustrados. 

 

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Se você gostou e concorda que o ensino da Educação Infantil precisa ser levado a sério, e que o aluno precisa ser o protagonista, deixe aqui embaixo o seu comentário. Vamos adorar ler, e nos siga para receber mais conteúdos.

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