Como iniciar um projeto pedagógico eficaz voltado para a área da Educação Infantil? Muitas educadoras podem ter dúvidas sobre esse assunto, portanto saiba que o melhor caminho é através do planejamento e comprometimento, não esquecendo que o aluno é parte fundamental em toda a jornada de ensino.
Sabemos que as crianças, ainda mais na primeira infância, são fascinadas em explorar e descobrir coisas ao seu redor. E a utilização de um projeto bem estruturado, totalmente voltado à elas, é uma excelente ferramenta para que as crianças possam interagir, questionar, conectar-se, que consigam resolver seus problemas problemas e conflitos, e que consigam refletir sobre diversos assuntos e a si próprias, e comunicar-se com todos a sua volta.
Um bom projeto de Educação Infantil, torna o aprendizado e tudo o que deve ser repassado e ensinado de uma forma mais natural, de uma forma menos imposta, e mais intuitiva às crianças – deixando que elas possam ser as protagonistas na construção e do desenvolvimento do seu próprio conhecimento.
Leia mais sobre: A importância da Educação Infantil e o aluno como o protagonista
Um bom Educador, sempre deve pensar não somente no que precisa ser repassado aos alunos na parte pedagógica, mas sim, no que o aluno necessita em um todo. Pensar de forma individual e coletiva em relação aos alunos, buscando entender e conhecer o que cada um precisa, e qual a melhor maneira de repassar aquele conhecimento, e qual o melhor jeito de ensinar.
Deve ser um projeto que possa deixar a criança ser livre para se expressar e explorar suas ideias e sua criatividade. Lembrando que é importante que o aluno possa participar desde o início da criação e de toda a construção dos projetos pedagógicos.
É importante ter em mente que um projeto não serve apenas para agregar mais conteúdos e atividades no dia a dia escolar. É mais do que isso, deve agregar diversos aspectos, sendo assim, um projeto de Educação Infantil deve ser para:
– Estimular a participação ativa dos alunos;
– Dar um sentido criativo à aprendizagem;
– Os objetivos devem ser bastante específicos e previstos para cada faixa etária;
– A ação e a participação da criança deve ser sempre incentivada.
COMO ALINHAR OS PROJETOS DESENVOLVIDOS COM A BNCC
Um projeto de Educação Infantil precisa levar em consideração os eixos estruturantes da BNCC e promover experiências concretas de saberes e conhecimentos, organizadas em 5 campos de experiência leia mais aqui:
– O eu, o outro e o nós
Objetivo: Trabalhar a identidade da criança, a autonomia, o autocuidado, respeitar o próximo e suas diferenças.
– Corpo, gestos e movimentos
Objetivo: Trabalhar o próprio corpo, a ampliação de movimentos, descobertas em utilizar e explorar espaços.
– Traços, sons, cores e formas
Objetivo: Trabalhar diversas formas de expressões, diferentes experiências artísticas com diferente materiais.
– Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivo: Ouvir leitura de diferentes gêneros literários, desenvolver o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar o vocabulário. Aprender que através de sua oralidade ela possa compreender a representação escrita.
– Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações
Objetivo: Explorar a curiosidade, noções matemáticas, noções de perto, longe, tudo junto com atividades lúdicas e jogos.
Sendo assim, todos esses campos de experiências devem ser aplicados em conjunto ou de forma individual com os 6 direitos das crianças e as 10 competências também devem ser incluídas, mas no decorrer das atividades aplicadas, ao longo do conceito pedagógico que está sendo proposto, formando-se o projeto completo.
PASSOS IDEAIS PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS QUALIFICADOS
Escolha o tema
– Escolha um tema que possa interagir com as necessidades da turma;
– O tema não deve partir somente do que o professor quer, mas sim, trabalhar em conjunto com o que a criança necessita;
– Adeque as idéias as necessidades por faixa etária;
– Escolha temas que possam contribuir para melhorar o aprendizado.
Tenha foco
– O educador deve ser o mediador, deve sempre apontar os caminhos e as descobertas;
– Deve-se saber trabalhar a exploração, conseguindo novas ideias;
– Observar e escutar as diferentes opiniões dos alunos;
– Trabalhar sempre lado a lado com a interação.
Crie ações que despertem a curiosidade
– Propor atividades onde os alunos possam se surpreender;
– Trabalhe sempre com uma abordagem positiva e empolgante;
– Demonstrar entusiasmo sobre algum assunto ou objetivo;
– Criar momentos e ambientes novos, proporcionando novas descobertas.
Garanta flexibilidade à ideia que foi proposta
– Criar situações para que a criança possa se expressar;
– Manter a opção de deixar o diálogo sempre aberto;
– Deixar que as ideias possam fluir, entre o educador e o aluno;
– Saber que o projeto pode sofrer mudanças ao longo do processo;
– Use novas ideias e novas atividades para acrescentar ao projeto inicial;
Ao longo de todo o projeto pedagógico
– Focar nos saberes da criança;
– Saber que o projeto tem a principal função de dar sentido a aprendizagem;
– Saber ouvir, e aguçar os sentidos, sentimentos e a curiosidade.
– Utilize sempre todos os conceitos da BNCC;
– Tenha sempre foco, para conseguir criar um projeto bem planejado e estruturado;
– Selecione bons materiais de pesquisa, e explore esses materiais junto aos alunos;
– Inclua sempre a criança em toda a etapa do projeto;
– Mantenha sempre o diálogo;
COMO DEVE SER A ESTRUTURA DE UM PROJETO COM FOCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Para colocar o projeto em prática, é importante criar um documento ou uma pasta no computador somente para isso, ou estruturar tudo em uma planilha, isso vai de acordo com o gosto pessoal e de como o professor se identifica melhor.
Para organizar as ideias, você pode separar por tópicos, como:
– Definir os temas;
– Quais as justificativas, o motivo para trabalhar o determinado assunto e o que ele pode ajudar a explorar dentro do projeto;
– Especificar os objetivos do tema que será trabalhado;
– Quais os conteúdos abordados;
E para facilitar, monte um cronograma separado pelos meses do ano, e dentro disso, o que será trabalhado no decorrer daquele mês.
Além de todas essas ideias, é claro que, cada educador pode se organizar de acordo com o que achar mais cômodo e o que mais funciona no seu dia a dia e de como é a rotina da escola onde trabalha. No geral, é importante saber o quanto o planejamento de um projeto é essencial, melhorando o desempenho do educador, assim como, melhorando o desenvolvimento dos alunos.
Gostou das dicas? E você o que faz na hora de montar o seu projeto pedagógico? Deixe nos comentários. E nos siga para mais conteúdo.