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Alunos indisciplinados na Educação Infantil: Dicas de como lidar com esse comportamento

A indisciplina é um assunto a ser tratado com muita atenção e trabalhado de maneira individual, pois cada criança passa por um processo de desenvolvimento diferente. Depois dos pais, no ambiente escolar, cabe ao professor orientá-lo e guiá-lo, corrigindo e ajudando a melhorar problemas com o seu comportamento.

A Educação Infantil é uma etapa em que as crianças ainda estão se descobrindo como indivíduos, e estão em pleno desenvolvimento da sua cognição, juntamente com seu discernimento em questões emocionais, sociais e morais. Estão em fase de desenvolvimento de seus aspectos motores (leia mais aqui), ainda estão se descobrindo, e seu corpo está em total mudança, não conseguem discernir muito bem suas emoções, que podem resultar em constantes frustrações.

É importante lembrar que cada criança é única, tem seu próprio tempo de desenvolvimento, suas próprias emoções, suas particularidades, facilidades e dificuldades. O professor, deve sempre ter isso em mente, e saber respeitar e trabalhar com essas diferenças. 

Algumas atitudes podem ser percebidas e consideradas normais, fazendo parte do período de desenvolvimento da criança. Já no caso de notar algo comportamental mais grave, é necessário avisar aos pais, para que a criança consiga ajuda médica. 

 

Leia mais sobre: Indisciplina na Educação Infantil: Como identificar e auxiliar o aluno?

 

COMO LIDAR COM A INDISCIPLINA DO ALUNO?

Para lidar com a indisciplina em sala de aula, é preciso observar, repensar e realizar algumas mudanças. Deve-se trabalhar para entender o aluno, entender os motivos e investigar de onde está vindo esse mau comportamento e trabalhar para identificar a raiz do problema. 

Se for mal compreendido, muitas vezes o aluno acaba criando um bloqueio, por isso é tão importante trabalhar para estabelecer uma relação de respeito, aumentando o vínculo entre o professor e a criança. Uma vez que isso é trabalhado, os laços de confiança e de afeto aumentam, minimizando problemas com indisciplina e melhorando a ordem e a harmonia com a turma. 

 

Leia também: Educador x aluno: A grande importância desse vínculo na Educação Infantil

 

O professor deve estudar estratégias e maneiras de mapear, identificar e criar um plano de ação, saber ouvir e compreender, com o intuito de amenizar esse problema. Claro que, as maneiras de lidar com isso, dependem da idade da criança. 

 

ALUNOS INDISCIPLINADOS: TÉCNICAS E MÉTODOS PARA AJUDAR A MELHORAR PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

Em suma, existem alguns caminhos e métodos que podem ser levados a sala de aula, com intuito de amenizar e melhorar problemas com a indisciplina:

 

  •  É importante estabelecer regras claras

Proponha como se fosse um jogo, e se não obedecerem, faça entender que estão quebrando as regras. É importante que você explique as regras de como as coisas devem funcionar na sala de aula, de maneira simples e clara. E não esqueça de justificar o motivo delas existirem e o motivo pelo qual devem ser respeitadas.

 

  • Deixe claro que o aluno não é o problema, mas sim, o seu comportamento

É importante conversar olho no olho com a criança, na mesma altura. Investigue as possíveis causas, se é algo emocional, interno ou familiar. Assim fica mais fácil identificar as questões emocionais que estão afligindo o aluno. É muito importante que a criança não se sinta rejeitada.

 

  • Respeite os sentimentos de cada aluno

Não se trata de bloquear ou esconder os sentimentos da criança, mas sim, identificar. A partir do momento que é possível identificar as nossas próprias emoções e frustrações e aprender a lidar com elas de um novo jeito, com uma nova visão, passamos a respeitar e compreender melhor o próximo.

 

  • Não exponha o que a criança deve fazer, mostre que ela pode chegar a suas próprias conclusões

Mais importante do que apenas dar a resposta de bandeja, é mostrar o caminho para chegar às suas próprias resoluções. É importante que a criança se sinta capaz de resolver seus próprios conflitos internos, e entender que está com problemas, mas que pode ser resolvido. É importante que ela aprenda sobre suas próprias emoções.

 

  • Trabalhe reações e comportamentos negativos, transformando em positivos

Seja um professor otimista e demonstre confiança ao seu aluno. Mostre que os problemas podem ter solução.

Uma boa dica é colocar aquele aluno que sempre causa muita bagunça, em uma função que ele se sinta útil e importante. Coloque ele para ajudar a organizar alguma atividade. Muitos dos problemas sociais e emocionais, podem ser resolvidos com soluções criativas e com empatia.

 

Além disso, outras dicas podem ser aplicadas no dia a dia da escola, como:

  • Não agir com autoritarismo, agir com compreensão;
  • Elaborar atividades educativas e lúdicas que ensinem sobre bons hábitos;
  • Trabalhar para um ambiente escolar disciplinado, começando com nossos próprios hábitos, servindo de exemplo;
  • Incentivar a família a acompanhar o comportamento das crianças;
  • Envolver os alunos em atividades de descontração.

 

Observar, estudar e colocar essas estratégias em prática, pode contribuir e muito para a melhora e desempenho geral e individual de cada aluno, melhorando consequentemente, o ambiente escolar. Com tudo, é possível perceber o quanto se colocar no lugar do outro, praticar a empatia, e dar bons exemplos, começando por nós mesmos, pode melhorar o ambiente escolar e o convívio com cada aluno.

 

Vamos colocar em prática? Deixe nos comentários suas sugestões do que pode ser trabalhado para melhorar a indisciplina dos alunos. 

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