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Alunos indisciplinados na Educação Infantil: Dicas de como lidar com esse comportamento

A indisciplina é um assunto a ser tratado com muita atenção e trabalhado de maneira individual, pois cada criança passa por um processo de desenvolvimento diferente. Depois dos pais, no ambiente escolar, cabe ao professor orientá-lo e guiá-lo, corrigindo e ajudando a melhorar problemas com o seu comportamento.

A Educação Infantil é uma etapa em que as crianças ainda estão se descobrindo como indivíduos, e estão em pleno desenvolvimento da sua cognição, juntamente com seu discernimento em questões emocionais, sociais e morais. Estão em fase de desenvolvimento de seus aspectos motores (leia mais aqui), ainda estão se descobrindo, e seu corpo está em total mudança, não conseguem discernir muito bem suas emoções, que podem resultar em constantes frustrações.

É importante lembrar que cada criança é única, tem seu próprio tempo de desenvolvimento, suas próprias emoções, suas particularidades, facilidades e dificuldades. O professor, deve sempre ter isso em mente, e saber respeitar e trabalhar com essas diferenças. 

Algumas atitudes podem ser percebidas e consideradas normais, fazendo parte do período de desenvolvimento da criança. Já no caso de notar algo comportamental mais grave, é necessário avisar aos pais, para que a criança consiga ajuda médica. 

 

Leia mais sobre: Indisciplina na Educação Infantil: Como identificar e auxiliar o aluno?

 

COMO LIDAR COM A INDISCIPLINA DO ALUNO?

Para lidar com a indisciplina em sala de aula, é preciso observar, repensar e realizar algumas mudanças. Deve-se trabalhar para entender o aluno, entender os motivos e investigar de onde está vindo esse mau comportamento e trabalhar para identificar a raiz do problema. 

Se for mal compreendido, muitas vezes o aluno acaba criando um bloqueio, por isso é tão importante trabalhar para estabelecer uma relação de respeito, aumentando o vínculo entre o professor e a criança. Uma vez que isso é trabalhado, os laços de confiança e de afeto aumentam, minimizando problemas com indisciplina e melhorando a ordem e a harmonia com a turma. 

 

Leia também: Educador x aluno: A grande importância desse vínculo na Educação Infantil

 

O professor deve estudar estratégias e maneiras de mapear, identificar e criar um plano de ação, saber ouvir e compreender, com o intuito de amenizar esse problema. Claro que, as maneiras de lidar com isso, dependem da idade da criança. 

 

ALUNOS INDISCIPLINADOS: TÉCNICAS E MÉTODOS PARA AJUDAR A MELHORAR PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO

Em suma, existem alguns caminhos e métodos que podem ser levados a sala de aula, com intuito de amenizar e melhorar problemas com a indisciplina:

 

  •  É importante estabelecer regras claras

Proponha como se fosse um jogo, e se não obedecerem, faça entender que estão quebrando as regras. É importante que você explique as regras de como as coisas devem funcionar na sala de aula, de maneira simples e clara. E não esqueça de justificar o motivo delas existirem e o motivo pelo qual devem ser respeitadas.

 

  • Deixe claro que o aluno não é o problema, mas sim, o seu comportamento

É importante conversar olho no olho com a criança, na mesma altura. Investigue as possíveis causas, se é algo emocional, interno ou familiar. Assim fica mais fácil identificar as questões emocionais que estão afligindo o aluno. É muito importante que a criança não se sinta rejeitada.

 

  • Respeite os sentimentos de cada aluno

Não se trata de bloquear ou esconder os sentimentos da criança, mas sim, identificar. A partir do momento que é possível identificar as nossas próprias emoções e frustrações e aprender a lidar com elas de um novo jeito, com uma nova visão, passamos a respeitar e compreender melhor o próximo.

 

  • Não exponha o que a criança deve fazer, mostre que ela pode chegar a suas próprias conclusões

Mais importante do que apenas dar a resposta de bandeja, é mostrar o caminho para chegar às suas próprias resoluções. É importante que a criança se sinta capaz de resolver seus próprios conflitos internos, e entender que está com problemas, mas que pode ser resolvido. É importante que ela aprenda sobre suas próprias emoções.

 

  • Trabalhe reações e comportamentos negativos, transformando em positivos

Seja um professor otimista e demonstre confiança ao seu aluno. Mostre que os problemas podem ter solução.

Uma boa dica é colocar aquele aluno que sempre causa muita bagunça, em uma função que ele se sinta útil e importante. Coloque ele para ajudar a organizar alguma atividade. Muitos dos problemas sociais e emocionais, podem ser resolvidos com soluções criativas e com empatia.

 

Além disso, outras dicas podem ser aplicadas no dia a dia da escola, como:

  • Não agir com autoritarismo, agir com compreensão;
  • Elaborar atividades educativas e lúdicas que ensinem sobre bons hábitos;
  • Trabalhar para um ambiente escolar disciplinado, começando com nossos próprios hábitos, servindo de exemplo;
  • Incentivar a família a acompanhar o comportamento das crianças;
  • Envolver os alunos em atividades de descontração.

 

Observar, estudar e colocar essas estratégias em prática, pode contribuir e muito para a melhora e desempenho geral e individual de cada aluno, melhorando consequentemente, o ambiente escolar. Com tudo, é possível perceber o quanto se colocar no lugar do outro, praticar a empatia, e dar bons exemplos, começando por nós mesmos, pode melhorar o ambiente escolar e o convívio com cada aluno.

 

Vamos colocar em prática? Deixe nos comentários suas sugestões do que pode ser trabalhado para melhorar a indisciplina dos alunos. 

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Este post tem 2 comentários

  1. Larissa

    Ooi, sou nova nessa vida de educadora, gostaria de saber como se comunicar com uma criança de três anos que não tem respeito por mim, não me ouve e não me obedece mesmo eu tentando praticar tudo isso, não gosto de resolver com brigas e castigos, gostaria de resolver com carinho, mas com firmeza, como poderia resolver essa questão

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