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Como ser um Educador observador

Essa questão deve ser analisada em diversos aspectos, pois é importante que o educador, não só ensine e passe o conhecimento, mas sim, busque conhecer melhor cada aluno, e é sobre esse assunto que vamos discutir nesse artigo.

A observação deve ser uma prática constante no dia a dia do educador, em todos os momentos do período escolar. É como se fosse necessário ligar uma espécie de “radar”, fazendo com que o educador – a partir do momento que começa seu expediente – precise ficar atento a tudo e todos ao seu redor. 

É importante prestar atenção em toda a turma e em cada aluno, de forma individual, percebendo como está o desenvolvimento de cada um, e se alguém está com dificuldades, percebê-las, para que possam ser resolvidas. Dando conta de todos os detalhes no decorrer do dia, e ter pensamento rápido, em caso de problemas ou imprevistos.

Além disso, a observação não serve apenas para focar nos alunos, mas também, para analisar e refletir sobre sua atuação como educador, analisando a si próprio. Perceber os seus pontos fortes, o que está dando certo, se a maneira de ensino está progredindo positivamente – e também os pontos fracos – percebendo-os, para melhorá-los. 

 

DICAS PARA SER UM BOM EDUCADOR OBSERVADOR

– Utilizar a nosso favor os eixos estruturantes da BNCC (interações e brincadeiras);

– Saber observar o aluno em grupo e individual;

– Observar os alunos por um todo: na forma de falar, agir, de se movimentar e interagir, no seu temperamento e no relacionamento com a família e amigos;

– Manter os ouvidos bem atentos a todo o tempo;

– Saber ouvir e compreender o aluno;

– Ouvir o que o aluno tem a dizer e deixar expressar suas ideias, os seus questionamentos e argumentos;

– Observar no geral, tudo o que pode ser usado para melhorias no âmbito pessoal, cognitivo e social.

 

Quais as vantagens em observar o aluno?

– Conhecer melhor o aluno, entender suas dificuldades e qualidades;

– Observar os pontos positivos dos alunos;

– Observar os pontos que podem ser melhorados;

– Observar o desenvolvimento no processo entre ensino x aprendizagem.

 

Quais os pontos principais que devem ser observados nos alunos?

É importante observar qual o nível desse aluno em relação ao:

– Seu interesse e participação nas aulas;

– Como ele se comporta em meio a rotina escolar, se consegue participar das atividades;

– Como trabalha em equipe, se é uma criança colaborativa;

– Seu grau de criatividade, consegue expressar suas ideias;

– E como é a interação e comunicação com seus outros colegas de sala e com o seu professor.

 

Uma dica bem interessante para auxiliar nesse processo de observação das crianças, é em momentos onde os alunos estão em alguma atividade em grupo ou em brincadeiras. O educador nesse momento, pode utilizar uma prancheta, um bloco de notas ou um caderno – o que for melhor – e usar para fazer anotações sobre os alunos.

Observando como cada criança age e interage, conforme as situações no decorrer dos dias. Realizando sempre essa prática, é possível aos poucos, perceber os pontos fortes de cada aluno, e o que precisa ser trabalhado de forma individual ou conjunta para melhorar.

Para facilitar esse processo, o educador pode criar planilhas, e assim, enumerar as competências, facilidades e dificuldades de cada aluno, fazer anotações sobre seu comportamento dentro da rotina escolar e tudo mais o que for interessante dentro do cronograma do que cada escola segue. 

 

Leia mais: A importância de criar uma rotina na Educação Infantil

 

EDUCADOR OBSERVADOR: COMO TRABALHAR E MELHORAR A RELAÇÃO ENTRE OBSERVAR X ENSINAR 

Como dito, além de observar os alunos, outros aspectos requerem atenção, como a escolha de um tema ou conteúdo a ser trabalhado e desenvolvido com os alunos. Para isso, é sempre bom analisar e estudar:

– Qual o conteúdo a ser estudado;

– Antes de mais nada, levantar o conhecimento prévio do assunto;

– Refletir sobre o conhecimento trazido pelo aluno;

– Observar de que forma os alunos tiveram maior proveito e identificação no aprendizado (jogos, brincadeiras, teatro…);

– Qual o nível de interesse dos alunos em relação àquele tema;

– Quais as técnicas que serão utilizadas para aplicar as atividades.

 

Com a criação de planilhas, o educador observador pode criar anotações para otimizar e organizar o seu trabalho, tendo vantagens como:

– Desenvolver melhor sua observação com a turma;

– Melhorar e obter novas técnicas de ensino;

– Aprimorar novos conhecimentos e métodos;

– Obter anotações de novas ideias e novos recursos;

– Reavaliar suas próprias propostas pedagógicas;

– Desenvolver ou aprimorar suas habilidades;

– Desenvolver suas competências;

– Observar o aluno através de uma nova visão;

– Auto avaliação, observando possibilidades de melhorias no seu desenvolvimento profissional e pessoal.

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