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A importância de criar uma rotina na Educação Infantil

Na Educação Infantil, todas as atividades desenvolvidas têm um propósito educativo. Ou seja, tudo o que for proposto ao aluno, deve ter em primeiro lugar, um objetivo relacionado ao aprendizado. Pode ser desde a elaboração de uma atividade, uma brincadeira, uma dança ou até mesmo contando uma história. Pois qualquer brincadeira ou atividade, mesmo na Educação Infantil, possui um intuito pedagógico, lembrando é claro, que tudo deve estar dentro das normas da BNCC (leia mais aqui).

 

Mas, o que é rotina na Educação Infantil?

A rotina é uma prática que ajuda a proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também aumenta e facilita a organização espaço-temporal, liberando do sentimento de estresse que uma rotina sem estrutura pode causar, tanto ao aluno, quanto ao professor.

O educador precisa estabelecer e organizar uma rotina bem estruturada e eficaz, pois dessa forma, pode trabalhar melhor com seus alunos – em todos os sentidos – através de organização, seguindo um cronograma, sem ultrapassar e nem deixar de dar alguma atividade.

Claro que terá ocasiões onde será mais difícil aplicar regradamente a rotina escolar, podendo surgir diversos fatores que impeçam isso, e está tudo certo também, siga da forma que for mais cômoda durante esse dia ou período, mas é importante lembrar que tanto o educador, quanto os alunos, precisam seguir uma rotina, otimizando as aulas e o aprendizado.

 

COMO DEVE SER ESTABELECIDA A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o horário de aulas para a Educação Infantil é de no mínimo 7 horas diárias para o período integral – sendo que, algumas crianças ficam até 12 horas na escola – e de 4 horas para o meio período. Tendo em mente esses horários da jornada escolar, é preciso estruturar uma boa rotina escolar, se encaixando dentro desses horários.

 

Algumas dicas que podem auxiliar na montagem de uma boa estrutura de rotina escolar, estão entre:

– Definição do período de duração das atividades, pode ser 30 minutos para cada, por exemplo, lembrando que na Educação Infantil, as atividades devem ser diversificadas, misturando a parte teórica com a lúdica;

– A rotina pode ser diária, semanal ou mensal;

– Organizar a ordem das atividades e horários que elas devem ser ministradas;

– Ter em mente que as crianças mais novas, precisam de mais supervisão por parte do professor;

– Já as mais velhas, conseguem ter mais autonomia nas tarefas do dia a dia;

– A rotina deve ser preparada e seguida por toda a equipe escolar;

– Na rotina e nas atividades propostas, é indispensável a utilização das normas da BNCC;

– E lembre-se, a rotina deve ser iniciada desde o primeiro horário, do momento em que o aluno chega na escola, até no horário final.

 

A ROTINA NO AMBIENTE ESCOLAR: ENTENDENDO COMO APLICAR 

Além de ter estabelecida uma rotina para os alunos, os professores, funcionários e todo o ambiente escolar no geral, precisam seguir uma rotina também. Cada pessoa é responsável por uma função na escola, assim como cada ação e cada horário. Isso faz com que a criança grave aqueles horários e pessoas em suas mentes, criando um certo conforto e se adaptando aquela mesma rotina diariamente.

 

Pensando nisso, algumas ações no ambiente escolar são essenciais para que as crianças se acostumem e aprendam a seguir rotinas, além de aprender sobre o senso de responsabilidade e noção de tempo e espaço. Algumas das atividades rotineiras dentro do ambiente escolar devem incluir:

– A criança deve ser bem recebida na recepção pela pessoa responsável;

– Recebimento dos alunos pelas professoras;

– Organização dos pertences dos alunos;

– Espera para início das atividades do dia;

– Acolhimento do aluno.

Essas simples ações, implementadas no dia a dia escolar, ajudam a criança a entender a importância de seguir orientações, e de se familiarizar e conviver com seus professores e colegas de sala.

 

Algumas atividades que podem ser incluídas na rotina da Educação Infantil:

– Contação de histórias;

– Músicas e danças;

– Momentos de relaxamento;

– Atividades que envolvam jogos e brincadeiras;

– Teatro;

– Leituras;

– Filmes;

– Aulas extras curriculares.

Lembrando que além de seguir uma rotina bem estruturada, o mais importante, é perceber o seu aluno – dar atenção quando necessário – ele deve ser ouvido, e precisa de carinho e apoio, pois a criança, principalmente na fase da Educação Infantil, possui a necessidade de se sentir acolhida.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SEGUIR UMA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Seguir uma rotina bem estruturada, é muito importante, não só para os alunos, mas também, para os professores e funcionários da escola. Alguns exemplos da importância de seguir uma rotina bem estabelecida estão entre:

– Organização, gerando menos estresse e ansiedade;

– Proporcionar menos tempo de ociosidade;

– Trabalhar a autonomia e desenvolvimento da linguagem do aluno;

– Auxilia os professores a avaliarem os alunos e a prática pedagógica;

– Aumenta a interação dos alunos entre si e o ambiente;

– Diminuiu problemas com a agitação excessiva, correria e afobação;

– Promove mais tempo para execução das atividades, sem ocasionar prejuízos no aprendizado;

– Ajuda na estabilização e cumprimento de horários;

– Ajuda a estabelecer uma boa comunicação com os familiares, de forma mais organizada.

Lembrando que, a rotina pode ser alterada e adaptada de acordo com as necessidades, fazendo melhorias no ambiente escolar no geral. Tudo isso, pode acarretar em diversos benefícios, gerando mais organização e menos estresse.

 

DICAS PARA APLICAR A ROTINA ESCOLAR NO DIA A DIA

Antes de iniciar o horário e dia letivo, é importante aprender a seguir aquela rotina, além de ter em mente que é necessário sempre aplicar as normas da BNCC. É importante:

 

Na hora da entrada

– Sempre explicar o que irão fazer antes de iniciar a atividade ou brincadeira;

– Criar um ambiente com jogos e brinquedos;

– Deixar organizado o local onde se guarda os pertences dos alunos ( sempre definir o mesmo lugar);

– Proporcionar atividades com desenhos e leituras.

 

Além disso, dentro de tudo o que for proposto, deve-se incluir os 6 direitos da criança, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Não esquecendo dos 5 campos de experiências. 

 

Leia mais:

Os 6 direitos da aprendizagem: O que é, e qual sua importância na BNCC

Os 5 campos de experiências da BNCC: O que são e como aplicar?

 

Durante todo o período de aula e atividades

– Criar uma rotina em fazer a chamada de alunos, e explicar que é importante a atenção, além de contar juntos quantos vieram e faltaram;

– Atividades em roda de conversa;

– Cantar canções com os alunos;

– Utilizar instrumentos musicais ou outros objetos que criem sons;

– Deixar os alunos se expressarem;

– E desenvolver a rotina junto com os alunos.

 

No momento de alimentação e higiene

– Explicar a importância dos cuidados pessoais, e ensinar a respeitar a vez de cada um;

– Ensinar a importância de lavar as mãos;

– Ensinar noções básicas de higiene;

– Lembrando é claro, da interação entre os alunos nesse momento.

 

Hora da leitura e contação de histórias

– Ter algum objeto que simbolize a hora da história;

– Procure proporcionar um ambiente ou cenário que chame a atenção do aluno;

– Utilizar músicas e danças que vão de acordo com a história;

– Utilizar fantasias e/ou acessórios;

– Criar expectativas;

– Deixar os alunos interagirem e participarem;

– Proporcionar o contato físico com o livro;

– Estimular o aluno a recontar a história e criar releituras através de desenhos;

– Deixar o aluno participar na escola do livro e da história.

 

Atividades de descontração: Filme, teatro ou dança

– Criar histórias juntos;

– Movimentar o corpo;

– Conhecer os diversos estilos musicais;

– Aprender mais sobre os instrumentos musicais;

– Trabalhar a expressão e melhorar a timidez do aluno;

– Criar histórias, fantasias e cenários;

– No caso do filme, montar um ambiente bem legal, um ambiente escurinho com pipoca, por exemplo;

– Criar expectativas;

– Deixar os alunos participarem na escolha do filme, e deixar a criança trazer algum filme de casa;

– Determinar um tempo limite para essa atividade;

– Trabalhar a criatividade, sempre comentando sobre o filme e dando a oportunidade de fala ao aluno, para que ele se expresse sobre um final diferente ao filme, por exemplo.

 

Tudo isso e muito mais, pode ser proposto e trabalhado dentro da rotina da Educação Infantil, sendo importante lembrar que, a criança precisa dessa rotina, para criar o senso de responsabilidade, respeitar regras e respeitar os outros, e de se sentir segura e ouvida, tudo isso contribuindo para o seu desenvolvimento.

E você, concorda que é importante criar uma rotina com seus alunos? Deixe sua opinião nos comentários e nos siga para mais conteúdos.

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