Nos últimos anos, a Base Nacional Comum Curricular, mais conhecida pela sigla BNCC, é pauta de um dos temas mais importantes relacionados à educação no Brasil. Se você é um educador, com certeza já ouviu falar sobre a BNCC e sabe que se tornou um dos assuntos mais discutidos no meio educacional, gerando diversas mudanças no objetivo e grade curricular escolar, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Como qualquer outra Lei recém criada, é comum o surgimento de muitas dúvidas no âmbito educacional, principalmente por parte dos educadores – que precisam se atualizar e entender de forma rápida – para colocar em prática e seguir as novas normas. Se a BNCC ainda não foi inserida na grade curricular da escola onde você leciona, chegou a hora de se informar.
E por esse motivo criamos esse artigo, para que você possa entender de maneira simples, o que é a BNCC – com foco na Educação Infantil – seus objetivos dentro do contexto educacional e como ela deve ser aplicada. Vamos lá?
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: COMO SURGIU?
Para entender o contexto geral, primeiro é preciso entender de forma simples e resumida onde tudo isso surgiu. É na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que define e regulariza a organização do Sistema Educacional Brasileiro com base nos princípios constitucionais. É na LDB que está prevista a construção da BNCC.
A BNCC teve sua primeira versão lá em 2014, quando começou a ser elaborada e discutida. Em 2015, já em sua segunda versão, contou com o apoio de 9 mil contribuições, dentre elas professores, gestores e especialistas em educação, todos reunidos para elaborar as normas que seriam estabelecidas pela BNCC.
Em 2016, passou pela etapa de finalização e aprovação pelo MEC, junto com o apoio de professores e especialistas na área. No ano de 2019, foi determinado que as mudanças já deveriam ser colocadas em prática, tendo até o ano de 2020 como prazo final para que todas as escolas – tanto da rede pública como da rede privada – adaptassem suas grades curriculares com as novas normas da BNCC.
Mas para chegar ao que sabemos hoje, a construção da BNCC, levou em conta 7 princípios que foram utilizados para sua efetiva elaboração. E são eles:
1 – Foco nos conhecimentos, habilidades e valores essenciais que todos devem aprender para o seu pleno desenvolvimento e em sociedade;
2 – Clareza e objetividade;
3 – Fundamentação em evidências de pesquisas nacionais e internacionais;
4 – Obrigatoriedade para todas as escolas de educação básica do Brasil;
5 – Diversidade como parte integrante;
6 – Respeito à autonomia dos sistemas de ensino para a construção de seus currículos e de seus projetos pedagógicos.
7 – Construção com colaboração entre união, estados e municípios e com a realização de consultas públicas.
Estas foram as bases para a formação integral da BNCC. E agora que você já entendeu um pouco da construção e do caminho percorrido para a sua criação, entenda de fato o que ela significa.
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BNCC: DEFINIÇÃO E SEUS OBJETIVOS
Resumidamente, a BNCC é um documento que define a aprendizagem essencial de cada faixa etária, apoiando e desenvolvendo toda criança ao longo da educação básica de forma progressiva – ou seja – durante cada ano letivo, no decorrer de sua vida escolar.
Na área da educação, é comum utilizar o termo “currículo“, que basicamente, significa a linha de aprendizagem, é o caminho acompanhado de todos os materiais produzidos e estratégias educacionais a serem seguidas e repassadas aos alunos. Para quem não está familiarizado com esse termo, o currículo nada mais é do que o cronograma de atividades elaboradas e repassadas aos alunos.
No âmbito da Educação Infantil, o currículo pode ser criado a partir de um cronograma semestral ou anual – através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas – onde o foco é brincar e aprender ao mesmo tempo. Essas atividades podem incluir a aprendizagem da interação entre os colegas de sala e professores, que é tão importante para a formação e desenvolvimento da primeira infância.
DIFERENÇAS ENTRE O CURRÍCULO E A BNCC
Entenda que, a BNCC, não é o currículo, mas sim o destino que deve ser alcançado em cada ano letivo, de acordo com cada faixa etária do aluno. O objetivo principal da criação dessa Lei, é garantir a equidade na aprendizagem de todos os estudantes do país.
A equidade, nada mais é, do que a igualdade na educação, independentemente da rede de ensino – seja pública ou privada – para que mesmo com as diferenças de classes sociais, todos possam aprender de maneira igualitária. Além disso, deve-se seguir o mesmo nível de ensino em todos os municípios e estados dentro do território brasileiro.
Ou seja, mesmo que um aluno resida em determinada parte do país e se mude para outro estado, a ideia é que ele consiga acompanhar o seu ano letivo da mesma forma, sem sentir diferenças, aprendendo a mesma coisa que estava acompanhando em sua escola anterior, não interferindo e nem prejudicando seu aprendizado e evolução.
PRINCIPAL IMPORTÂNCIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
A ideia é de que o aluno siga a mesma direção e abordagem de ensino. Isso é muito importante para o seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Essa abordagem não está somente na vida escolar, mas sim, inteiramente ligada ao seu progresso ao longo de toda vida – ajudando inclusive na vida adulta – ou seja, em todos os aspectos, servindo de apoio para que o aluno se encaixe futuramente na sociedade.
A BNCC não é uma norma engessada, não é necessário seguir um único protocolo. Foi criada para servir de base para o ensino, mas com total autonomia e liberdade para que cada instituição crie seu próprio cronograma, escolhendo a forma de ensino que mais lhe convém.
A BNCC é um documento que tem o intuito e o objetivo de esclarecer todos os direitos de crianças e jovens, garantindo que o aluno aprenda e evolua com igualdade, independente de sua etnia, crença, classe social ou localidade que reside no país.
Agora ficou mais claro o que é resumidamente a Base Nacional Comum Curricular e quais são os seus objetivos? Você e sua escola estão preparados? Conte para a gente nos comentários!
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