Você está visualizando atualmente 4 dicas de competências que o Educador precisa desenvolver

4 dicas de competências que o Educador precisa desenvolver

Sabemos que ensinar é uma arte, é um dom e quem ama o que faz sempre procura melhorar e evoluir seus conhecimentos. E ser um educador é isso, é sempre estar disposto a aprender, pois o aprendizado é sempre contínuo em vários aspectos de nossas vidas. Nunca sabemos tudo, e estamos em constante evolução, e com o educador, não seria diferente.

O papel do educador dentro da escola, pois ele é a ponte entre o conhecimento e é parte ativa na formação de novos cidadãos. E desde cedo, as crianças precisam de modelos a serem seguidos, precisam de bons exemplos e de pessoas que estejam dispostas a transmitir conhecimento e ensinamentos. A escola e o educador, são peças fundamentais na vida das crianças, pois são o primeiro contato delas com o mundo exterior.

O educador infantil é primordial no desenvolvimento da primeira infância, pois repassa valores que serão levados ao longo de toda a vida de uma pessoa, como o respeito, o amor, a dignidade, a solidariedade, responsabilidade e ética. 

Além do que se pensa, o educador infantil também é um dos responsáveis por estimular e repassar as primeiras atitudes respeitosas e boas condutas, pois o educador ensina a criança respeitar os demais colegas de classe, a aguardar a vez dele na fila, a ser gentil com as outras pessoas que trabalham na escola, entre outras atitudes que, consequentemente, serão levadas para fora do ambiente escolar.

 

Leia também: As 10 melhores dicas de como ser um bom educador com foco na Educação Infantil 

 

Só por esses exemplos podemos ver a importância do educador, e como ele faz parte ativa na vida das crianças, portanto, você que é educador infantil, precisa se atentar em algumas competências que precisa melhorar ou desenvolver.

 

4 COMPETÊNCIAS QUE UM BOM EDUCADOR INFANTIL PRECISA DESENVOLVER

Existem diversas habilidades e competências que um educador pode ter, que são desenvolvidas ao longo de sua jornada. Mas separamos algumas que consideramos ser essenciais para serem aplicadas aos alunos e aos seus familiares. Além de desenvolver e repassar valores de forma indireta as crianças, podem trazer diversos benefícios na vida pessoal e profissional do educador, aprendendo e lidando melhor com as situações do dia a dia.

 

1 – Comunicação

Antes de mais nada, o educador deve saber se comunicar. Seja com seus colegas de trabalho, com a família e com seus alunos. A sala de aula é um ambiente de constante troca de informações e conhecimento, portanto, o educador precisa ter uma boa comunicação e ter simpatia. Deve sempre buscar as melhores maneiras de transmitir o conhecimento.

Além disso, o educador precisa aprender a ser direto e objetivo, é preciso exercitar sua capacidade de criticar e dar soluções aos problemas, e sempre ter educação e ética profissional.

 

2 – Criatividade e inovação

Um bom educador, ainda mais nos dias de hoje, em meio a era digital, precisa buscar novos meios e formas de transmitir o conhecimento. Deve sempre estudar e analisar as melhores formas, o que está ao seu alcance para que seja melhorado. O educador deve sempre estar aberto a testar novas possibilidades em sala de aula, seja experimentando novas ferramentas, aplicativos, sites educativos, aprender a como fazer vídeos e aulas interativas. Sempre com o objetivo de se conectar e prender a atenção de seu aluno.

 

3 – Colaboração

Ter empatia pelo próximo é muito importante, seja em qualquer profissão. É preciso ter colaboração entre os colegas de trabalho e entre a família. Quando a colaboração é trabalhada de forma natural em sala de aula, instiga e influencia as crianças a respeitar o espaço do outro, bem como suas necessidades, opiniões e diferenças.

 

4 – Pensamento crítico e analítico

Essa competência é essencial na Educação Infantil, pois o educador precisa ser observador (leia mais aqui) e precisa ter pensamento crítico. O educador precisa desenvolver a habilidade de observar, de fazer as perguntas certas e de reconhecer os problemas e suas causas. 

Essa postura repassada aos alunos, contribui para um processo autônomo de aprendizagem, no qual a criança se torna a peça principal na busca pelo conhecimento e consegue desenvolver um olhar crítico, descobrindo conflitos internos, e assim, irá identificar que precisa de ajuda para resolvê-los.

Com tudo, percebemos que essas são algumas das competências essenciais que o educador da nova geração precisa desenvolver. E isso não depende de grandes esforços ou investimentos para serem aplicados, mas sim da força de vontade e na busca de querer melhorar. Ou seja, mesmo com poucos recursos mas com determinação, é possível inovar e contribuir para a formação de crianças mais confiantes e preparadas.

E você? Acredita que essas competências podem ser importantes para ser um bom educador? Tem dicas de outras competências? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Leia mais: Educador x aluno: A grande importância desse vínculo na Educação Infantil

Compartilhe:

Deixe um comentário