Ao longo dessa série de artigos criados onde o assunto principal são as normas da BNCC, é possível perceber que existem diversos aspectos, temas e regras que formam o conceito completo do que é de fato a BNCC. Um se conecta ao outro, sendo necessário um amplo entendimento e estudo, para que seja colocado em prática todas essas normas, e neste artigo, o foco é conhecer um pouco mais sobre os 5 Campos de Experiências.
Em resumo, os 5 Campos de Experiências para a Educação Infantil, informam quais são as experiências fundamentais dentro de uma determinada faixa etária, para que a criança aprenda e se desenvolva. Esses Campos, possuem como foco de aprendizado, desenvolver noções sobre diversos assuntos do mundo ao seu redor, habilidades individuais e em grupo, atitudes, valores e respeito a si e ao próximo.
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ENTENDENDO SOBRE OS 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
Como já mencionado, os 5 Campos de Experiências na Educação Infantil, possui o foco no desenvolvimento cognitivo e emocional, conforme a criança cresce. A idade trabalhada dentro desse conceito, vai de 0 a 5 anos – separadas por 3 faixas etárias diferentes – os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. E quais são eles?
- O – O eu, o outro e o nós.
- ET – Corpo, gestos e movimentos.
- EF – Traços, sons, cores e formas.
- TS – Escuta, fala pensamento e imaginação.
- CG – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
A forma a ser trabalhada e os objetivos são diferente de acordo com a idade, mas todas em comum, buscam garantir os direitos de aprendizagem, e a melhor experiência dentro do ambiente escolar. A proposta da BNCC, visa alcançar alguns objetivos de desenvolvimento da criança, através dos 5 Campos de Experiência, e alguns deles são:
- Melhor organização no conteúdo a ser ensinado;
- Objetivos de aprendizado definidos dentro daquele determinado período;
- Promover diversas experiências vivenciadas pelas próprias crianças;
- Desenvolver o senso de autonomia no aluno;
- Promover conhecimento relevante e diversificado;
- Garantir que o conteúdo ensinado seja universal, ou seja, que todas as crianças tenham o mesmo nível de aprendizado.
QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DOS 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS?
Os campos de experiências, juntos, constituem um arranjo curricular que acolhe as
situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e de seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
A definição e a denominação dos Campos de Experiências também se baseiam no que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.
COMO A BNCC QUER QUE SEJAM TRABALHADOS OS 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA?
Para colocar em prática os 5 Campos de Experiências, é importante ressaltar que devem ser trabalhados em conjunto com os Códigos Alfanuméricos (leia sobre esse assunto aqui), de acordo com cada faixa etária. Em suma, todos os aspectos e normas da BNCC devem ser trabalhados de forma conjunta, ampliando o campo de aprendizado do aluno.
1 – EO = O eu, o outro e o nós.
Objetivo: Trabalhar a identidade da criança, autonomia, o auto cuidado, respeito e conhecer as diferenças dos outros.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI02EO02)
Exemplo: Atividades que proponham perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02EO03)
Exemplo: Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EO01)
Exemplo: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
2- ET = Corpo, gestos e movimentos.
Objetivo: Trabalhar e ampliar seus movimentos, descobertas em utilizar espaços com o próprio corpo.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01CG02)
Exemplo: Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiadores.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02CG02)
Exemplo: Deslocar seu corpo no espaço orientando-se por noções como em frente, atrás, alto, embaixo, dentro, fora – tudo isso – ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG04)
Exemplo: Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, conforto e
aparência.
3 – EF = Traços, sons, cores e formas.
Objetivo: Trabalhar diversas formas de expressões, diferentes experiências artísticas e diferentes materiais.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01TS03)
Exemplo: Conhecer diferentes fontes sonoras com materiais para acompanhar brincadeiras
cantadas, explorando canções, músicas e melodias.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02TS02)
Exemplo: Utilizar materiais variados para manipulação (argila, massa de modelar), explorar cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)
Exemplo: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
4 – TS = Escuta, fala pensamento e imaginação.
Objetivo: Ouvir leituras de diferentes gêneros literários, desenvolver o gosto pela leitura, estimular a imaginação, ampliar o vocabulário. Aprender que através de sua oralidade, é possível compreender a representação escrita.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01EF01)
Exemplo: Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02EF01)
Exemplo: Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades,
sentimentos e opiniões.
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EF05)
Exemplo: Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como apoio para reescrever.
5 – CG = Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivo: Explorar a curiosidade, noções matemáticas, noções de perto e longe, junto às atividades lúdicas e jogos.
Como aplicar?
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
(EI01ET01)
Exemplo: Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
(EI02ET06)
Exemplo: Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)
Exemplo: Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
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OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES DA BNCC E SUAS NORMAS
Agora que você entendeu um pouco melhor sobre cada Campo de Experiência e exemplos de como devem ser aplicados de acordo com a faixa etária, há outros aspectos importantes a serem entendidos sobre a BNCC, dentre eles deve-se ressaltar:
- Os 6 Direitos, as 10 Competências e os 5 campos de experiências andam juntos.
- Os 5 Campos de Experiências não podem ser divididos para serem trabalhados ao longo do ano, mês ou dia. Eles não devem ser trabalhados um por vez, sempre em conjunto.
- Os Campos de Experiências devem ser utilizados conforme as atividades vivenciadas pelas crianças, e em cada uma delas, devem ser utilizados mais de um.
- Os 6 Direitos da Aprendizagem, devem estar inseridos em todas as vivências e experiências propostas no âmbito escolar.
- As 10 Competências não precisam ser trabalhadas todas de uma só vez.
Com tudo, é importante ressaltar, que todo esse conjunto de normas da BNCC, não precisam ter uma única fórmula, não precisam ser “ engessadas “. Podem ser desenvolvidas e trabalhadas juntamente com a criação das atividades propostas, colocadas no dia a dia dos alunos, de maneira natural, onde se aprende e brinca ao mesmo tempo.
Conseguiu entender melhor sobre os 5 Campos de Experiências? Deixe um comentário para nós aqui embaixo. Nos acompanhe em nossas redes sociais, temos muito conteúdo para te ajudar de uma maneira simples a entender melhor sobre a BNCC.
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Adorei o post, mas percebi erros na digitação das siglas dos 5 campos de experiência. Elas não batem com o nome do campo, exemplo: o campo Corpo, gestos e movimentos está com a sigla ET de (Espaços, tempos, quantidades…) em vez de CG.
Excelente explicação !!!!
Bom dia! Os códigos dos campos de experiência no começo da matéria estão trocados.
Parabéns pela clareza da explicação . Muito grata
OS CÓDIGOS ALFANÚMERICOS QUE INDICAM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ESTÃO TODOS ERRADOS. VEJA COMO É: EO: O eu, o outro e o nós
CG: Corpo, gestos e movimentos TS: Traços, sons, cores e formas EF: Escuta, fala, pensamento e imaginação ET: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações