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Educação Infantil e a BNCC: Como montar um projeto pedagógico eficaz

Como iniciar um projeto pedagógico eficaz voltado para a área da Educação Infantil? Muitas educadoras podem ter dúvidas sobre esse assunto, portanto saiba que o melhor caminho é através do planejamento e comprometimento, não esquecendo que o aluno é parte fundamental em toda a jornada de ensino.

Sabemos que as crianças, ainda mais na primeira infância, são fascinadas em explorar e descobrir coisas ao seu redor. E a utilização de um projeto bem estruturado, totalmente voltado à elas, é uma excelente ferramenta para que as crianças possam interagir, questionar, conectar-se, que consigam resolver seus problemas problemas e conflitos, e que consigam refletir sobre diversos assuntos e a si próprias, e comunicar-se com todos a sua volta.

Um bom projeto de Educação Infantil, torna o aprendizado e tudo o que deve ser repassado e ensinado de uma forma mais natural, de uma forma menos imposta, e mais intuitiva às crianças – deixando que elas possam ser as protagonistas na construção e do desenvolvimento do seu próprio conhecimento.

 

Leia mais sobre: A importância da Educação Infantil e o aluno como o protagonista

 

Um bom Educador, sempre deve pensar não somente no que precisa ser repassado aos alunos na parte pedagógica, mas sim, no que o aluno necessita em um todo. Pensar de forma individual e coletiva em relação aos alunos, buscando entender e conhecer o que cada um precisa, e qual a melhor maneira de repassar aquele conhecimento, e qual o melhor jeito de ensinar.

Deve ser um projeto que possa deixar a criança ser livre para se expressar e explorar suas ideias e sua criatividade. Lembrando que é importante que o aluno possa participar desde o início da criação e de toda a construção dos projetos pedagógicos. 

É importante ter em mente que um projeto não serve apenas para agregar mais conteúdos e atividades no dia a dia escolar. É mais do que isso, deve agregar diversos aspectos, sendo assim, um projeto de Educação Infantil deve ser para:

– Estimular a participação ativa dos alunos;

– Dar um sentido criativo à aprendizagem;

– Os objetivos devem ser bastante específicos e previstos para cada faixa etária;

– A ação e a participação da criança deve ser sempre incentivada.

 

COMO ALINHAR OS PROJETOS DESENVOLVIDOS COM A BNCC

Um projeto de Educação Infantil precisa levar em consideração os eixos estruturantes da BNCC e promover experiências concretas de saberes e conhecimentos, organizadas em 5 campos de experiência leia mais aqui:

 

– O eu, o outro e o nós

Objetivo: Trabalhar a identidade da criança, a autonomia, o autocuidado, respeitar o próximo e suas diferenças. 

 

– Corpo, gestos e movimentos

Objetivo: Trabalhar o próprio corpo, a ampliação de movimentos, descobertas em utilizar e explorar espaços.

 

– Traços, sons, cores e formas

Objetivo: Trabalhar diversas formas de expressões, diferentes experiências artísticas com diferente materiais.

 

– Escuta, fala, pensamento e imaginação

Objetivo: Ouvir leitura de diferentes gêneros literários, desenvolver o gosto pela leitura, estimular a imaginação e ampliar o vocabulário. Aprender que através de sua oralidade ela possa compreender a representação escrita.

 

– Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

Objetivo: Explorar a curiosidade, noções matemáticas, noções de perto, longe, tudo junto com atividades lúdicas e jogos.

 

Sendo assim, todos esses campos de experiências devem ser aplicados em conjunto ou de forma individual com os 6 direitos das crianças e as 10 competências também devem ser incluídas, mas no decorrer das atividades aplicadas, ao longo do conceito pedagógico que está sendo proposto, formando-se o projeto completo.

 

PASSOS IDEAIS PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS QUALIFICADOS

Escolha o tema

– Escolha um tema que possa interagir com as necessidades da turma;

– O tema não deve partir somente do que o professor quer, mas sim, trabalhar em conjunto com o que a criança necessita;

– Adeque as idéias as necessidades por faixa etária;

– Escolha temas que possam contribuir para melhorar o aprendizado.

 

Tenha foco

– O educador deve ser o mediador, deve sempre apontar os caminhos e as descobertas;

– Deve-se saber trabalhar a exploração, conseguindo novas ideias;

– Observar e escutar as diferentes opiniões dos alunos;

– Trabalhar sempre lado a lado com a interação.

 

Crie ações que despertem a curiosidade

– Propor atividades onde os alunos possam se surpreender;

– Trabalhe sempre com uma abordagem positiva e empolgante;

– Demonstrar entusiasmo sobre algum assunto ou objetivo;

– Criar momentos e ambientes novos, proporcionando novas descobertas.

 

Garanta flexibilidade à ideia que foi proposta

– Criar situações para que a criança possa se expressar;

– Manter a opção de deixar o diálogo sempre aberto;

– Deixar que as ideias possam fluir, entre o educador e o aluno;

– Saber que o projeto pode sofrer mudanças ao longo do processo;

– Use novas ideias e novas atividades para acrescentar ao projeto inicial;

 

Ao longo de todo o projeto pedagógico

– Focar nos saberes da criança;

– Saber que o projeto tem a principal função de dar sentido a aprendizagem;

– Saber ouvir, e aguçar os sentidos, sentimentos e a curiosidade. 

– Utilize sempre todos os conceitos da BNCC;

– Tenha sempre foco, para conseguir criar um projeto bem planejado e estruturado;

– Selecione bons materiais de pesquisa, e explore esses materiais junto aos alunos;

– Inclua sempre a criança em toda a etapa do projeto;

– Mantenha sempre o diálogo;

 

COMO DEVE SER A ESTRUTURA DE UM PROJETO COM FOCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para colocar o projeto em prática, é importante criar um documento ou uma pasta no computador somente para isso, ou estruturar tudo em uma planilha, isso vai de acordo com o gosto pessoal e de como o professor se identifica melhor.

Para organizar as ideias, você pode separar por tópicos, como:

– Definir os temas;

– Quais as justificativas, o motivo para trabalhar o determinado assunto e o que ele pode ajudar a explorar dentro do projeto;

– Especificar os objetivos do tema que será trabalhado;

– Quais os conteúdos abordados;

 

E para facilitar, monte um cronograma separado pelos meses do ano, e dentro disso, o que será trabalhado no decorrer daquele mês.

Além de todas essas ideias, é claro que, cada educador pode se organizar de acordo com o que achar mais cômodo e o que mais funciona no seu dia a dia e de como é a rotina da escola onde trabalha. No geral, é importante saber o quanto o planejamento de um projeto é essencial, melhorando o desempenho do educador, assim como, melhorando o desenvolvimento dos alunos. 

Gostou das dicas? E você o que faz na hora de montar o seu projeto pedagógico? Deixe nos comentários. E nos siga para mais conteúdo.

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