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Hiperatividade na Educação Infantil: Entenda melhor sobre esse assunto

É um desafio diário ser um bom educador, sabemos que conduzir, ser responsável por uma turma e ser responsável em ensinar crianças, não é fácil, é uma grande missão, mas bastante satisfatória para aqueles que amam o que fazem. Mas isso se torna ainda maior quando encontramos pelo caminho alunos que possuem hiperatividade, não é mesmo?

E ao longo dessa jornada em ensinar, alguns questionamentos como o que podemos fazer para lidar e como melhorar, surgem em nossas mentes, mas saiba, essas situações são comuns e frequentes na Educação Infantil.

A hiperatividade, resumidamente, é uma condição em que a criança se mostra mais agitada quando comparada a outras da mesma faixa etária. Por isso, muitas crianças possuem dificuldades em se concentrar, e concluir as atividades ou afazeres, isso na escola e em casa também. 

As causas da hiperatividade ainda não são totalmente conclusivas. Podem existir diversos fatores que influenciam para desencadear – como causas genéticas, alterações metabólicas e hormonais, problemas emocionais ou ambientes instáveis com crises familiares e etc. 

 

HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO IDENTIFICAR?

Vale destacar que a conclusão de qualquer diagnóstico somente deve ser feita por profissionais da saúde capacitados, sendo que a ação dos Educadores neste ponto é sinalizar as famílias para possível diagnóstico e que orientem as famílias buscarem ajuda de tais profissionais. Importante lembrar que o diálogo entre Educador e a Coordenação da escola precisam estar alinhadas antes de qualquer decisão a ser comunicada para a família do aluno.

Um dos maiores traços da hiperatividade infantil, é que ela sempre vem acompanhada de reações como o excesso de agitação e impulsividade. Geralmente, a criança sente bastante dificuldade em controlar esses impulsos, e acaba expondo toda essa agitação.

É importante ressaltar que, por natureza – as crianças possuem mais energia do que os adultos – portanto é comum as crianças serem agitadas, mas é importante identificar as diferenças. Por isso, é importante ter bastante calma e atenção, ao tentar identificar a energia normal com a de uma criança com hiperatividade. 

Crianças com hiperatividade, não conseguem ficar muito tempo caladas ou paradas em seu lugar. Também é comum que falem pelos outros, “ atropelando “ a vez do próximo falar, não conseguindo esperar por sua vez. 

Outra característica, é que essas crianças não conseguem prestar atenção – e se conseguem, é por muito pouco tempo e logo perdem a vontade, ainda mais por algo que não despertou o interesse. É bastante comum que crianças hiperativas na Educação Infantil, larguem seus afazeres e atividades pela metade.  

Mas é importante ressaltar que crianças indisciplinadas ou que demonstram pouco esforço, nem sempre, são necessariamente hiperativas. Às vezes, podem ser acometidos por outros tipos de problemas, com outros fatores internos e externos, que resultam nesses problemas.

 

HIPERATIVIDADE INFANTIL X DÉFICIT DE ATENÇÃO

É bastante comum acharem que esses termos são sinônimos, mas não são a mesma coisa. 

A hiperatividade pode ser um sintoma do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Entretanto, não significa necessariamente que a criança hiperativa tenha TDAH.

E o contrário também pode acontecer, que é quando a criança pode ter déficit de atenção sem ter acompanhada a hiperatividade.

A hiperatividade pode simplesmente se caracterizar através de uma criança mais agitada do que outras da mesma idade. E isso pode ser ainda mais identificado durante o processo de alfabetização, onde é possível perceber que a criança tem mais dificuldades em aprender e se concentrar. 

 

É possível que exista a adaptação nesses casos?

 

Segundo o Portal Instituto NeuroSaber, sim. “Quando se fala em estratégia pedagógica nos casos de TDAH, os especialistas têm a possibilidade de seguir três eixos de abordagem para promover a ação que visa a proporcionar o desenvolvimento do aluno. Eles são os seguintes: didática em sala de aula, meios de avaliação e apoio organizacional”.

 

ADAPTAÇÃO: COMO O EDUCADOR PODE AUXILIAR O ALUNO COM HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Como mencionado anteriormente, existem métodos e abordagens que podem auxiliar os alunos com hiperatividade, tornando o ensino e o aprendizado mais eficaz e promissor.

 

Didática:

O primeiro passo é entender que essa criança precisa de compreensão e paciência. Uma didática bem aplicada em sala de aula, pode melhorar a concentração do aluno, é importante se atentar à:

  • Mudar o tom de voz de acordo com o momento, dando mais ênfase em assuntos importantes;
  • Deixar esses alunos mais próximos do professor;
  • Dando algum estímulo ou motivação;
  • Utilizar estímulos visuais ou sensoriais, para melhorar o desempenho da memorização;
  • Procurar meios de ser mais atencioso durante as aulas, despertando um interesse maior no aluno.

 

Procurar melhores meios de avaliação:

É importante realizar avaliações objetivas capazes de analisar o aluno e o seu desempenho. Através de tarefas, atividades, participações em grupo, leituras, recreações, etc. É possível organizar um método eficaz para analisar o progresso do aluno em sala de aula, e se ele conseguiu absorver as informações, e identificar com quais meios ele possui mais facilidade em aprender. 

 

Apoio da escola e da família:

A escola e o educador são peças fundamentais de apoio a esse aluno. É preciso entender que crianças com hiperatividade precisam de rotinas pré-determinadas, ou seja, que ela possa seguir diariamente aquela rotina, servindo como um lembrete para que consiga realizar suas tarefas todos os dias, e que possa entender que é preciso realizá-las.

A família também tem papel fundamental nisso, criando rotinas em casa, para que a criança melhore seu senso de responsabilidade, memória e concentração. 

 

Leia também: Concentração e raciocínio lógico: dicas para melhorar o desempenho do aluno

 

É importante promover tarefas que estimulem a memória, a imaginação e a criatividade. Algumas atividades e brincadeiras podem ser introduzidas no dia a dia do cronograma escolar, servindo de grande ajuda aos alunos com hiperatividade. 

Algumas atividades como jogo de memória, pintura em tinta e lápis de cor, massinha e argila, blocos para montar, musicas, prática de esportes e incentivar a leitura – podem auxiliar e muito para que a criança consiga aumentar a sua concentração – diminuir o seu estresse, e consequentemente, melhorar o seu interesse.

Em todos os casos, notando os sintomas, é importante que a escola e a família se unam em prol do aluno, ajudando a identificar os seus problemas, se necessário, é preciso procurar ajuda médica. Assim, entendendo as necessidades da criança, é possível trabalhar em conjunto para ajudá-la a se desenvolver e aprender de forma saudável e estável.

 

E você, também tem dúvidas em como lidar com alunos com hiperatividade? Compartilhe conosco a sua opinião e nos acompanhe nas redes sociais.

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