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Indisciplina na Educação Infantil: Como identificar e auxiliar o aluno?

Sabemos que a indisciplina infantil, é um problema bastante comum, mas é desgastante, tanto para os pais e familiares, tanto no ambiente escolar, onde o aluno passa boa parte do seu tempo, sendo também, um problema desagradável para os professores. Isso pode acontecer em qualquer idade, mas o foco aqui, é na Educação Infantil.

Problemas com comportamento, também fazem parte do desenvolvimento da criança, mas, é preciso que a escola identifique quando esse problema for mais grave, afetando outros fatores. Além de dificultar o processo de aprendizagem, esse tipo de comportamento pode afetar a construção das relações e prejudicar a sociabilização e o vínculo entre alunos e professores (leia mais aqui sobre esse assunto).

É algo bastante desafiador, pois muitas vezes, o papel de um bom educador, é investigar a raiz do problema do aluno, e precisa tentar encontrar o motivo pelo qual está se comportando dessa maneira. Por isso, é preciso se atentar a alguns pontos importantes, para entender melhor as causas e consequências desse problema, para lidar melhor com essa situação e tomar medidas para a resolução. 

 

INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VERIFICANDO AS POSSÍVEIS CAUSAS E PROBLEMAS

Como dito, problemas com a indisciplina na Educação Infantil, deve ser levado a sério e investigado. Podem existir diversas causas para esse comportamento. Entretanto, antes de mais nada, é importante avaliar o cenário em um todo e o contexto do desenvolvimento cognitivo e emocional de cada criança.

Assim, torna-se possível compreender melhor o motivo pelo qual o aluno está se comportando de determinada maneira. Além disso, é importante ouvir cada criança, e tornar o ensino de maneira única, por meio de estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento dos alunos de maneira individualizada. Entretanto, não esquecendo é claro, de estabelecer limites para as crianças.

Como mencionado anteriormente, podem existir diversos aspectos que influenciam de forma direta ou indiretamente o comportamento das crianças, algumas das causas mais frequentes são:

  • O ambiente familiar, como é a convivência e o relacionamento entre a criança e seus familiares;
  • O ambiente escolar e como a escola lida com os alunos e com as diversas situações do dia a dia;
  • A forma como as crianças lidam com suas próprias emoções;
  • O contexto social em que fazem parte.

 

Leia também: Alunos indisciplinados na Educação Infantil: Dicas de como lidar com esse comportamento

 

ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Além do que foi citado acima, podem existir diversas outras causas que podem influenciar no comportamento do aluno, mas nesse caso, vamos destacar aquelas que possuem ligação direta com o ambiente e o contexto escolar:

 

  • Aluno que não mostra nenhum interesse nas aulas:

Essa é sem dúvidas, uma das principais dificuldades dos professores. Muitas crianças podem apresentar esse tipo de problema, e não gostam de se envolver nas atividades propostas, ficando dispersas boa parte do tempo. 

Tal desinteresse, pode ser porque eles não percebem a utilidade e a importância daquele conteúdo apresentado, muitas vezes pode ser devido a falta de didática e de uma forma de ensino monótona por parte do professor. Tendo como consequência, alunos entediados, ansiosos e agitados, que desviam facilmente sua atenção a qualquer outra coisa. 

Tendo esse problema identificado, às vezes, é preciso repensar a forma de ensino e a didática. Proponha atividades mais dinâmicas, com materiais e em ambientes diferenciados. As crianças, principalmente na Educação Infantil, precisam de uma didática mais lúdica e estimulante.

Se for um problema individual, trate aquele aluno de maneira individualizada, tente descobrir quais suas dificuldades e facilidades, trazendo outras formas de ensino.

 

  • Problemas mais graves, como a violência e agressão aos colegas de sala:

A falta de conscientização e de identificação em casos de comportamentos violentos, podem nutrir sentimentos de injustiça e abandono por parte das crianças que são alvos dessas ações.

Da mesma forma, se não repreendidos, aqueles que praticam podem achar que é “ normal “ agir dessa maneira para lidar com suas frustrações, gerando um círculo vicioso de indisciplina. Para lidar com esse problema, a conscientização, a conversa e a exposição do problema, são o melhor caminho. 

A criança precisa entender que aquilo é errado, mas não repreenda de forma grosseira, pois muitas vezes, nem a própria criança entende o motivo de ter agido dessa forma, mostrando sinais de que precisa da ajuda de um adulto. Para melhorar isso, proponha atividades e brincadeiras que estimulem o senso de cooperação e igualdade, com o objetivo de dissolver esses conflitos. 

Em casos mais graves, é necessário envolver os familiares, promovendo ações, como palestras e ações educativas, e a união entre família, escola e criança. E em muitas vezes, pode ser necessário o apoio de ajuda médica, encontrando a raiz do problema. Lembrando que, o acolhimento e a afetividade, são os melhores caminhos.

 

  • Alunos com sentimentos confusos e graus de indisciplina diferentes:

É importante determinar regras dentro da sala de aula, e quando essas regras não são respeitadas, cabe ao professor balancear as medidas de conscientização conforme a gravidade de cada ação. 

Para melhorar esse tipo de problema, o professor precisa contar com o apoio da escola e dos próprios familiares. Todos em conjunto, tomando medidas para que o problema seja resolvido.

É preciso tentar entender o motivo que levou o aluno a tomar aquele comportamento, conversar olho no olho, entender as frustrações da criança, mostrar que más ações têm consequências, mas, mostrar ao aluno que tem resolução.

 

INDISCIPLINA X CONSEQUÊNCIA

Como mencionado acima, alguns dos principais problemas com indisciplina no ambiente escolar, se mal resolvidos e não identificados, podem gerar algumas consequências desagradáveis, tais como:

  •  Queda na aprendizagem e rendimento escolar individual;
  • A aprendizagem de toda a turma pode ficar comprometida;
  • Desgaste e afastamento entre o professor e os alunos, quebrando os vínculos afetivos.

Para lidar e melhorar esses conflitos e problemas, é importante por parte do professor, e da escola, promover ações e atividades para reverter esse quadro, como:

  • Estabelecer e trabalhar para ter um bom vínculo entre professor e alunos;
  • Elaborar atividades educativas e lúdicas que ensinem sobre bons hábitos;
  • Envolver os alunos no planejamento das atividades, dando tarefas onde eles se sintam importantes e úteis;
  • Envolver os alunos em atividades e brincadeiras de descontração e auto expressão;
  • Incentivar a família a estar sempre atenta ao comportamento das crianças, conversando sobre o dia a dia escolar, identificando as questões emocionais que as afligem;
  • Conversar com a família, e lembrar que, para as crianças, eles são os exemplos centrais – e que as experiências e o ambiente que as cercam – podem influenciar diretamente em seus comportamentos, sejam bons ou maus. 

 

Com isso, concluímos que ao mesmo tempo que devem existir regras e consequências aos maus comportamentos, o melhor caminho não é agir com autoritarismo e repreender de maneira negativa, pois isso não vai resolver a indisciplina infantil. Ao contrário, pode gerar revolta, levando a criança a se comportar de maneira ainda pior. 

 

É importante lembrar que, a criança vê o adulto como um espelho, refletindo e agindo de maneira semelhante, ao qual é tratada.

 

Por tanto, o primeiro passo é entender o contexto e as condições em que a criança está exposta, e a partir daí, estabelecer uma relação de comunicação, com base no respeito, compreensão, amor e no carinho. 

Tal postura favorece para um comportamento semelhante nas crianças, minimizando possíveis conflitos, promovendo a melhora do ambiente e a convivência, e consequentemente, melhorando o aprendizado e a convivência com a criança.

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